Fomento Paraná e Sebrae/PR preparam
Encontro Estadual de Agentes
10/10/2017 - 17:00

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, e o Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná) estão preparando o Encontro Estadual de Agentes de Crédito e Desenvolvimento.

Será na vila residencial da Usina Governador Bento Munhoz da Rocha (Copel), conhecida como Faxinal do Céu, no município de Pinhão, de 30 de outubro a 1º de novembro. As inscrições e a participação são gratuitas.

O objetivo do encontro é promover a capacitação e a integração dos agentes, evidenciando as melhores experiências, intercâmbio de boas práticas e propiciando a atualização para melhor desempenho das funções nos municípios.

De acordo com o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Luiz Malucelli Neto, a parceria entre o Sebrae/PR e a Fomento Paraná para capacitar agentes de crédito é um processo consolidado que tem apresentado excelentes resultados ao longo dos anos.

“Essa parceria é uma excelente ferramenta para desenvolver o ambiente de negócios para empresas de micro e pequeno porte. Trabalhamos em conjunto na capacitação o ano todo e o encontro de agentes, ao final do período, coroa esse trabalho, permitindo compartilhar experiências, boas práticas e atualizar conhecimento, além, é claro, de reforçar laços de amizade”, afirma Malucelli Neto.

ATIVIDADE
— A atuação dos agentes contribui diretamente na competitividade dos pequenos negócios e com a movimentação da economia. Afinal, as micro e pequenas empresas brasileiras são responsáveis por 27% do PIB nacional.

Essa atuação é de importância vital para a efetivação dos dispositivos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, especialmente em temas como microcrédito, compras governamentais e desburocratização.

Atualmente a Fomento Paraná possui 243 agentes de crédito credenciados, que respondem por 202 postos de atendimento em todas as regiões do estado. A atuação da rede de parceiros permitiu a contratação de mais de R$ 221 milhões em operações de microcrédito, desde 2011, beneficiando mais de 22,5 mil empreendimentos de micro e pequeno porte ou mesmo de atividades econômicas informais.

O agente de crédito é responsável pelo atendimento inicial e análise da viabilidade de concessão de financiamento de crédito, além de identificar potencialidades regionais e orientar de maneira adequada os empresários interessados em financiamento.

Para Flávio Locatelli, coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae-PR, o encontro estadual é sempre um momento de reflexão sobre o que foi realizado e de criar perspectivas para o futuro. “O resultado é um evento diferenciado e sempre positivo. O agente se sente provocado e volta estimulado para o município, afirma Locatelli. “E o agente pode fazer a diferença em cada cidade com o crédito de qualidade e com orientação para apoiar os empreendedores nas atividades produtivas”.

O Agente de Desenvolvimento é o articulador do processo de desenvolvimento econômico municipal e, portanto, um parceiro estratégico para o universo dos pequenos negócios abrindo um canal de interlocução com as prefeituras e parceiros locais.

PRÊMIO E LIVRO — Um dos destaques do encontro será a entrega do “PRÊMIO FOMENTO PARANÁ – SEBRAE/PR DE MICROCRÉDITO”, que terá a participação do presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade, e diretores do Sebrae-PR.

O Prêmio, que neste ano tem 5 categorias, visa estimular o acesso ao crédito produtivo e orientado e o tratamento diferenciado às empresas de pequeno porte, bem como a valorização dos agentes de crédito municipais do Paraná.

Todos os agentes de crédito vinculados aos parceiros da Fomento Paraná regularmente habilitados estão automaticamente inscritos no prêmio.

O prêmio é composto pela categorias: Produção; Qualidade; Desenvolvimento Local; Agente Revelação; Táxi (todas com 1º, 2º e 3º lugares).

O regulamento com todas as condições para participar do prêmio está disponível no Portal da Fomento Paraná, no endereço xoops.celepar.parana/v3/afpr/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=295.

A exemplo do encontro realizado em 2016, durante o evento será lançada a segunda edição de um livro que traz histórias de sucesso de empreendedores que contrataram financiamentos de microcrédito, a partir do trabalho dos agentes de crédito e de desenvolvimento nos municípios.

OFICINAS — Durante o encontro, a Fomento Paraná também vai promover oficinas com os agentes de crédito para abordar aspectos como atualizações da linha de microcrédito da instituição, motivação em vendas, inadimplência e esclarecimento de dúvidas em geral.

ENCONTRO ESTADUAL DE AGENTES FOMENTO PARANÁ e SEBRAE-PR

Dias: 30/10/2017 a 1º/11/2017

Local: Vila Copel – Faxinal do Céu (município de Pinhão)

Público-alvo: agentes de crédito vinculados a parceiros da FOMENTO PARANÁ.

Inscrições e mais informações no site: www.sebraepr.com.br/encontroagentes

OBSERVAÇÃO: Informamos que serão disponibilizados ônibus gratuitamente a partir das cidades polo do estado até o local do evento. O deslocamento de cada agente até as referidas cidades será de responsabilidade dos parceiros. A alimentação e a hospedagem durante os dias do evento será por conta da organização.