Fomento Paraná e Sebrae-PR promovem encontros regionais de agentes de crédito 08/04/2024 - 16:43

Fomento Paraná e Sebrae-PR deram início a um novo ciclo de Encontros Regionais de Agentes de Crédito da Rede de parceiros. A ação visa capacitar os agentes através de palestras, workshops, dinâmicas, atividades práticas e troca de experiências entre os participantes.

A nova rodada iniciou no Noroeste, em Maringá, região que conta com 102 agentes de crédito que atuam em 76 municípios, e já passou por Londrina, na região Norte, que possui 93 agentes ativos em 58 cidades. Cascavel (9/4), Pato Branco (11/4), Ponta Grossa (16/4) e Curitiba (18/4) completam o ciclo de encontros regionais de 2024.

Somadas, as regiões Norte e Noroeste foram responsáveis por movimentar mais de R$ 35 milhões em microcrédito em 2023. Ao todo, no ano passado, a Fomento Paraná contratou R$ 213 milhões em operações de crédito para empreendimentos de todos os portes, sendo 8.996 contratos de microcrédito (até R$ 20 mil), intermediados principalmente pela rede de agentes de crédito. Eles atuam em Salas do Empreendedor, Agências do Trabalhador e outras instalações municipais e podem apoiar empreendedores locais e também de cidades vizinhas.

De acordo com Vinicius Rocha, diretor de Mercado da Fomento Paraná, os bons números do microcrédito da Fomento Paraná são resultado de um trabalho contínuo em conjunto com o Sebrae e a atuação dos agentes de crédito é parte fundamental para o sucesso.

“É através desses profissionais que muitos empreendedores descobrem as oportunidades para investir em seus negócios. Assim conseguimos concretizar o objetivo do governador Ratinho Júnior, que é levar o acesso ao crédito da Fomento Paraná para todos os empreendedores, mas principalmente para pequenos negócios”, diz.

Gerentes regionais do Sebrae/PR destacam a importância da parceria entre as instituições e o protagonismo dos agentes no desenvolvimento econômico dos municípios. “Na parceria, capacitamos profissionais para que possam se tornar agentes de crédito da Fomento Paraná. Mas a qualificação é continuada. Temos o maior volume de agentes no Estado e reconhecemos a importância dessa rede no fomento aos pequenos negócios”, diz Wendell Gussoni, gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR.

Rubens Negrão, gerente da Regional Norte Sebrae/PR, afirma que o microcrédito tem um papel muito importante na economia. “Fortalece o empreendedorismo, os microempreendedores individuais (MEI) e as microempresas, e contribui para fixar a renda na cidade, porque o crédito aplicado faz com que o recurso movimente a economia local”, destaca.

As linhas de microcrédito da Fomento Paraná são oferecidas para empreendedores informais, microempreendedores individuais (MEI) e microempresas, por meio dos programas Banco do Empreendedor e Banco da Mulher Paranaense, a fim de impulsionar pequenos negócios. Os juros são competitivos – no Banco da Mulher Paranaense, por exemplo, as taxas partem de 0,95% ao mês.

CONTRIBUIÇÃO – Roberto Carraro é agente de crédito em Marialva (Noroeste) desde 2011. Ele destaca a evolução da rede de agentes ao longo dos anos, ficando mais ágil. Ele cita um caso de que se orgulha. “Lembro de uma empresa de materiais elétricos que solicitou R$ 10 mil comigo para comprar mercadorias. Era o início do negócio e da minha jornada. Hoje, passo na frente da loja e o negócio está grande. Tem até filial. Cresceu tanto que, agora, toma crédito maior. Uma operação recente liberada pela Fomento Paraná foi de R$ 100 mil”, conta.

Eliane Leite dos Santos atua como agente de crédito desde 2011 em Siqueira Campos, no Norte Pioneiro. De lá para cá, ela conta que as necessidades na tomada de recursos mudaram. No início, os pequenos negócios buscavam crédito para investimento em obras, maquinário e melhorias na empresa. Depois da pandemia, a busca ficou concentrada em capital de giro.

“Trabalhamos em parceria com a Sala do Empreendedor, para que o empresário invista os recursos da melhor forma possível. Por meio de consultorias, ele recebe orientações, antes mesmo de tomar o crédito, sobre a melhor forma de aplicar os recursos”, conta Eliane.

Próximos Encontros Regionais de Agentes de Créditos:

09/04 – Região Oeste

Sede do Encontro: Cascavel