Fomento Paraná conclui capacitação de correspondentes 11/08/2017 - 17:40

A Fomento Paraná concluiu nesta sexta-feira (11/8) a capacitação do primeiro grupo de correspondentes da instituição. O curso tem a participação de 22 representantes de 16 associações comerciais, industriais e empresariais paranaenses. O treinamento é feito em parceria do Sebrae-PR e foi realizado nas dependências do Sebrae-PR em Curitiba.
No encerramento do curso os futuros correspondentes fizeram um tour guiado pelas instalações da instituição financeira do Governo do Estado, onde foram apresentados aos diretores e colaboradores dos diferentes setores.

A implantação dos correspondentes é um projeto de importância fundamental para a Fomento Paraná, neste momento em que a empresa busca consolidar seu papel no desenvolvimento econômico do estado, de acordo com o presidente interino da instituição, Samuel Suss.

“Hoje temos uma boa capilaridade junto aos microempreendedores, por meio da rede de agentes de crédito. Com os correspondentes, vamos acessar as pequenas e médias empresas, com linhas de financiamento de valor maior. E essas empresas conseguem ter um impacto maior nas regiões em que atuam, tanto no que diz respeito à produção de riqueza, quanto na capacidade de geração de empregos”, afirma o diretor.

O gerente de Mercado da Fomento Paraná, Richer de Matos, explica que o correspondente é mais um meio de acesso ao recurso competitivo que a Fomento Paraná oferece aos empresários. “Os correspondentes estão sendo treinados para que possam levar para seus municípios e cidades vizinhas, recursos a taxas competitivas, com prazo de carência e outras facilidades, com maior velocidade”, diz ele.

Ainda segundo o gerente, com a implantação dos correspondentes, a meta da instituição é dobrar o volume de contratações de operações de crédito em um curso espaço de tempo. De janeiro a junho de 2017, o volume de crédito contratado nesse segmento somou R$ 58,6 milhões.

Para Eliane Stoco Danescke, da Associação Comercial e Industrial de Campo Largo, uma das pessoas que participou da capacitação, esse é um novo desafio. “É uma nova proposta de um projeto piloto que a Fomento Paraná está desenvolvendo e no nosso município temos um grande potencial de empresas que podem solicitar esse novo crédito, que vai de R$ 20 mil a R$ 1,5 milhão”, disse ela.

Ana Cristine Nardi, da Associação Comercial e Industrial de Toledo, também vê um grande desafio à frente. “O desafio é grande devido ao grande número de associados que vamos poder atender dentro da ACIT. O importante é que vamos poder orientar esse associado, para fazer a análise do crédito que ele está tomando, e ele ter consciência e saber onde estará sendo aplicado esse crédito”, contou ela.

Para Adaueber de Paula Rodrigues, Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã, que já atuou como agente de crédito, participar do novo projeto da Fomento Paraná é importante por poder levar recursos a um custo menor para o empreendedor. “O crédito ajuda a transformar a cidade, desenvolvendo e trazendo melhorias por meio do acesso ao crédito com juros menores”, comenta. “O microcrédito era um pouco mais fácil, e essas linhas de maior valor serão um desafio que vou encarar com bastante satisfação e responsabilidade, me empenhando ao máximo para que isso aconteça”, concluiu.

ATUAÇÃO — Os correspondentes da Fomento Paraná irão atuar na operacionalização de linhas de financiamento em valores entre R$ 20 mil e R$ 1,5 milhão, para apoiar projetos de investimento fixo e misto, e eventualmente capital de giro, com recursos próprios da Fomento Paraná ou de repasse de instituições como Finep-Inovacred e BNDES-FINAME ou BNDES Automático.

A relação de municípios e entidades que atuarão como correspondentes da Fomento Paraná será disponibilizada no portal da instituição no endereço www.fomento.pr.gov.br.