Fomento Paraná completa
14 anos e projeta futuro brilhante
18/06/2013 - 14:20

Esta terça-feira, 18 de junho, é uma data significativa para a Fomento Paraná, que hoje completa 14 anos. A Ata da Assembleia Geral de Constituição da Agência de Fomento do Paraná foi assinada pelos acionistas fundadores em 18 de junho de 1999.

As agências de fomento foram criadas em meio ao processo de reforma do Sistema Financeiro Nacional, com o objetivo de substituir os bancos de desenvolvimento e reduzir a participação do Estado no sistema financeiro.

Com uma pequena equipe, focada inicialmente em operações de microcrédito e atuando como banco social, ao longo de 14 anos a instituição cresceu, amadureceu e ampliou o leque de atuação e de responsabilidades junto à sociedade paranaense.

Passou a financiar projetos dos municípios, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a gerenciar fundos de desenvolvimento e outros ativos financeiros.

Em especial nos últimos dois anos a instituição passou a ocupar um espaço cada vez maior dirigindo um olhar diferenciado às necessidades do setor empresarial. Com a abertura de novas linhas de crédito, a Fomento Paraná passou a atender desde o microempreendedor informal até empresas de médio porte.

O modelo de crédito orientado e a parceria com instituições diversas, do setor público e do setor produtivo, possibilitam à instituição oferecer uma das menores taxas de juros do país para financiar empreendimentos da indústria, do comércio e de serviços em todas as regiões do estado.

Em sua conquista mais recente, a Fomento Paraná acaba de obter a classificação inicial de risco emitida pelas agências internacionais Fitch Ratings e Moody’s, que atestam a condição de ‘grau de investimento’, com destaque para a governança corporativa, a qualidade dos ativos e o suporte do acionista controlador.

A classificação de risco eleva a instituição a um novo patamar de atuação e possibilita a busca de crédito no mercado internacional a partir de sua própria capacidade.

Esses recursos sustentarão novos projetos do setor público e dos empreendedores paranaenses, assegurando o aquecimento da economia local, a geração de emprego, renda e a melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Por estas e outras razões, a Fomento Paraná é reconhecida atualmente por toda sua rede de parceiros como ferramenta fundamental para o desenvolvimento regional.

Portanto, não faltam motivos para parabenizar a brava equipe de colaboradores e parceiros da Fomento Paraná na passagem destes primeiros 14 anos de atuação.

Alegra-nos a certeza de que o futuro nos reserva grandes desafios e muitas honrarias.

Parabéns a todos que fazem parte desta história.