Empreendedores de Cascavel captaram
R$ 472 mil em microcrédito em um ano
18/05/2018 - 16:50

Uma parceria entre a Prefeitura de Cascavel e a Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, proporcionou a captação de R$ 472 mil em financiamentos de microcrédito para apoiar empreendedores cascavelenses ao longo de 2017. Nos primeiros quatro meses de 2018 já foram contratados outros R$ 227 mil, através do trabalho da Sala do Empresário.

Uma das empreendedoras beneficiadas é Eliziane Martinhaki, que vendia produtos naturais de porta em porta e há cinco meses abriu uma loja de produtos naturais, na Avenida Brasil, o Celeiro Saudável.

Com vários empreendedores na família que já tomaram crédito da Fomento Paraná, ela seguiu a dica da família e pediu crédito para reformar, mobiliar e comprar os equipamentos para abrir a loja. “Hoje estamos com nossa loja montada e, com pensamento positivo, estamos indo pra frente”, comemora Eliziane.

Outro empreendedor financiado foi Silvio Gallego, que abriu uma sorveteria. Ele pegou recursos para abrir a empresa, depois para aumentar as instalações e está no terceiro crédito, para uma nova expansão. Para isso já contratou uma pessoa. “Contratei uma funcionária e tenho terceirizados, que prestam serviços esporadicamente. Assim também estamos gerando renda para as pessoas da comunidade”, conta ele.

COMO CONTRATAR — Para ter acesso a esse crédito basta ir até a Sala do Empresário, na sede da Prefeitura, ou na unidade do bairro Floresta, para ser atendido por um agente de crédito da Fomento Paraná.
O agente informa e orienta o empreendedor, coleta a documentação e envia para a Fomento Paraná, que analisa a proposta e libera o recurso na conta corrente da empresa ou do empreendedor pessoa física, quando é o caso.

As agentes de crédito de Cascavel, Edinéia Todeschini e Viviane Lima, inclusive participaram de um Encontro Regional de Agentes, para atualização e capacitação, com a participação de agentes de crédito que atuam em diversos municípios do oeste paranaense. O encontro foi realizado no dia 16 de maio, no Sebrae de Cascavel. Nesse período foi realizada também a Semana MEI, com atendimento em diversas cidades paranaenses, em parceria com o Sebrae.

CRÉDITO — Além de financiamentos de microcrédito, a Fomento Paraná também tem financiado obras públicas do município de Cascavel. Desde 2011 a prefeitura já contratou R$ 22,9 milhões em financiamentos, principalmente para pavimentação de vias urbanas.

No setor privado, os financiamentos para empreendimentos de micro e pequeno porte nesse mesmo período somam R$ 10 milhões, sendo R$ 2,5 milhões apenas em operações de microcrédito, que já atenderam certa de 230 pequenos empreendimentos comerciais, industriais ou de serviços.