Com Boa Vista da Aparecida, Fomento Paraná fecha 328ª parceria de oferta de crédito 19/09/2023 - 15:20

O município de Boa Vista da Aparecida, no Oeste do Estado, é o 328º a formalizar parceria com a Fomento Paraná para intermediação de operação de microcrédito dos programas Banco do Empreendedor e Banco da Mulher Paranaense. O prefeito em exercício, Gilmar Bett, e o secretário geral de Administração, Renato Chernhak, assinaram o termo de cooperação técnica nesta semana com o diretor-presidente, Heraldo Neves, e o diretor de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro.

O município de 7.500 habitantes possui quase 900 empreendimentos com CNPJ e passa a contar agora com um agente de crédito atuando na intermediação de operações para apoiar esses empreendedores. O atendimento é na Sala do Empreendedor, que funciona na Associação Comercial.

“Nós queríamos ter implantado essa parceria há mais tempo. O crédito da Fomento é de suma importância para nossos microempreendedores e comerciantes em geral, para que eles possam fazer com que seus comércios se desenvolvam”, afirmou o prefeito em exercício. “Precisamos muito desses recursos, porque temos um ponto turístico, que é um alagado do Rio Iguaçu formado pela Usina Governador José Richa, que oferece muitos empregos. Então precisamos movimentar, fazer com esse dinheiro chegue e que eles consigam desenvolver seus comércios”.

O diretor-presidente da Fomento Paraná explicou que o principal modelo de atuação da instituição é por meio de parcerias com municípios e que atualmente 82% das cidades possuem agentes de crédito habilitados.

“Temos feito um grande esforço e procurado as prefeituras no intuito de ampliar e fortalecer as parcerias, seguindo a determinação estadual de atender principalmente os pequenos negócios, que são os que mais geram empregos e mais precisam de apoio do Estado”, afirmou Heraldo Neves, que já percorreu 393 dos 399 municípios paranaenses nesse esforço de abordagem dos prefeitos para ampliação e fortalecimento das parcerias.

Como parte do resultado desse trabalho, a Fomento Paraná vem aumentando gradualmente o volume de contratos firmados em todo o estado. “Registramos em agosto o melhor mês deste ano com 1.033 contratos, totalizando R$ 20 milhões em crédito colocado em 190 municípios. O valor é o dobro do valor contratado no mesmo mês em 2019 e 70% de municípios a mais com pelo menos uma operação contratada”, detalhou.

Segundo ele, a instituição deve contratar em 2023 mais de R$ 110 milhões em operações de microcrédito em parceria com os municípios e assim chegar a uma carteira de R$ 200 milhões em recursos colocados em circulação na economia paranaense à disposição dos pequenos negócios.

COMO SER UM PARCEIRO – As prefeitura ou associações comerciais dos municípios podem se tornar parceiras da Fomento Paraná para orientar empreendedores e intermediar operações de crédito que podem ajudar a transformar a realidade dos municípios. Basta entrar em contato com a Fomento Paraná pelo e-mail rededeparceiros@fomento.pr.gov.br. Agentes de crédito indicados pelas prefeituras e correspondentes participam de cursos de capacitação ministrados pela Fomento Paraná em parceria com o Sebrae e outras entidades para atuar em suas funções.

PRESENÇAS – Participaram da formalização da nova parceria a assessora da Fomento Paraná, Emília Belinati, o coordenador de Atendimento ao Cliente, Moacir Cardoso, e o assessor jurídico do município, Cristian Lizzi.