Araucária vai asfaltar ruas e construir centros de educação infantil 08/05/2018 - 19:00

O município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, investirá R$ 30,9 milhões em melhorias urbanas e compra de equipamentos para a prefeitura. Os recursos foram autorizados nesta terça-feira (08), em evento na cidade. O Governo do Estado também firmou convênio para repasse de R$ 77 mil para Balsa Nova e R$ 739 mil para Contenda, ambas também da Grande Curitiba.

Araucária vai pavimentar ruas, construir centros de educação infantil, comprar equipamentos rodoviário e um micro-ônibus. De acordo com o diretor de Operações do Setor Público da Fomento Paraná, Omar Sabbag Filho,  parte dos recursos são do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), gerenciado em parceria pela Fomento Paraná, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade. Nesse convênio estão sendo financiados R$ 4 milhões para a construção de creches (CMEIs) e R$ 23 milhões para a pavimentação de vias. Em abril a Fomento Paraná em havia contratado outro financiamento para Araucária, no valor de R$ 7 milhões, para pavimentação de uma estrada vicinal.

PAVIMENTAÇÃO - Os recursos de Contenda serão destinados para a pavimentação da continuação da Rua São João, que liga o centro da cidade ao Distrito de Cantanduvas, principal região produtora do município. Cerca de 10 mil pessoas serão beneficiadas com o investimento. “É a principal via para escoamento da produção de cebola e grãos do município. Várias empresas estão se instalando ali e a pavimentação se tornou uma grande demanda do município”, explicou o prefeito afirmando que a agilidade na liberação do convênio surpreendeu. “Foi muito rápido”, disse.

Balsa Nova recebeu R$ 77 mil para a aquisição de um veículo e o prefeito Luiz Costa afirmou que o convênio, a fundo perdido, demonstra a preocupação do Governo do Estado com a melhoria dos serviços prestados pelas prefeituras aos cidadãos. “O que nós fazemos como gestores é articular junto aos órgãos superiores para que nos deem recursos para dar uma assistência melhor à população. E o Governo do Estado tem se mostrado um grande parceiro”, declarou.