GARANTIAS ACEITAS PELA FOMENTO PARANÁ

Abaixo estão elencadas todas as modalidades de garantias aceitas pela FOMENTO PARANÁ para cada faixa de valor de financiamento.

Faixa de Financiamento

Garantias Aceitas


Até 20 mil reais (Microcrédito)

  • Aval de terceiros

Entre 20 mil e 100 mil reais

  • Aval de terceiros
  • Garantias reais
  • FGI ou SGC

Entre 100 mil e 200 mil reais

  • Aval de terceiros
  • Garantias reais
  • FGI

Entre 200 mil e 800 mil reais

  • Garantias reais
  • FGI

Acima de 800 mil reais

  • Garantias reais

Obs.: Para empresas em implantação (com menos de 24 meses de faturamento contábil) a única modalidade de garantia aceita é a garantia real, com valor de, no mínimo, 200% do valor a ser financiado.

 

INFORMAÇÕES SOBRE CADA TIPO DE GARANTIA



AVAL DE TERCEIROS

O avalista deve possuir patrimônio de, no mínimo, 1,5 vezes o valor solicitado (excluído o imóvel residencial do avalista e os que já estiverem hipotecados), declarado no Imposto de Renda, e/ou o valor da parcela mensal do financiamento não poderá comprometer mais do que 30% de sua renda líquida, podendo ocorrer a inclusão de mais de um avalista para cumprir esta regra. Além disso, a renda do avalista não pode ser proveniente da empresa a ser financiada e cônjuges não podem ser considerados avalistas na qualidade de terceiros, exceto no regime de separação total de bens. Neste caso, enviar o IRPF 2017-2018 ou holerite dos últimos 3 meses.


GARANTIA REAL - Bens Imóveis

A garantia deve estar livre de ônus e /ou alienação e possuir valor de, no mínimo, 130% do valor a ser financiado. Além disso, o bem não pode ser o imóvel residencial do garantidor. Neste caso, enviar a matrícula do imóvel.


GARANTIA REAL - Bens Móveis

Bens móveis: são aceitos veículos com até 05 anos de uso, contados da data da contratação do financiamento, desde que estejam livres de ônus e/ou alienação e possuir valor de, no mínimo, 130% do valor a ser financiado; outros tipos de máquinas e equipamentos com liquidez e de valor relevante poderão ser objeto de análise de garantia quando solicitado pelo cliente. No caso de veículos, enviar o CRLV. No caso de máquinas e equipamentos, enviar a NF.


FGI - Fundo Garantidor de Investimentos do BNDES

No caso de garantia FGI - Fundo Garantidor de Investimentos do BNDES, ressaltamos que para financiamentos entre 100 mil e 500 mil reais um ou mais sócios devem possuir patrimônio no valor da operação, comprovado através do Imposto de Renda. Já para financiamentos entre 500 mil e 800 mil reais será necessário apresentar uma garantia real no valor de 80% da operação. Neste caso, enviar o IRPF dos sócios. 


SGC - Sociedades Garantidoras de Crédito

Em garantias prestadas por instituições, como as Sociedades de Garantia de Crédito com as quais a Fomento Paraná tenha firmado convênio, a formalização pode se dar com o comparecimento da garantidora no próprio instrumento contratual firmado entre a Fomento Paraná e o mutuário, ou em instrumento à parte, de acordo com os procedimentos previstos no convênio.  O valor máximo a ser aceito pela Fomento Paraná estará estipulado em cada convênio. Neste caso, entrar em contato com a Sociedade de Garantia de Crédito da sua região.