• Português
  • Telefone da Nova Central de Atendimento Fomento Paraná

Serviços

Banco do Empreendedor - Microcrédito

O Programa Banco do Empreendedor Microcrédito é uma linha de crédito desenvolvida pela Fomento Paraná para apoiar o crescimento e fortalecimento de pequenos negócios, que movimentam a economia local.

Quem pode obter o financiamento?

• PESSOAS FÍSICAS que estão iniciando um empreendimento ou que já exercem uma atividade produtiva, mas ainda não formalizaram o negócio, seja como empreendedor individual ou empresa, que tenham faturamento bruto anual de até R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais), e que precisem investir para iniciar, melhorar ou ampliar o empreendimento.

• PESSOAS JURÍDICAS que já possuam um negócio formalizado, com faturamento bruto anual de até R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais), e que necessitam de financiamento para melhorar ou ampliar as atividades e a produção;

ATENÇÃO: Se você participou do curso de gestão empresarial BOM NEGÓCIO PARANÁ, na modalidade presencial ou por Ensino à Distância, por meio das universidades estaduais ou das federações e associações comerciais, e outras capacitações na área de gestão empresarial aceitas pelo Programa Banco do Empreendedor, você tem acesso a taxas diferenciadas de juros nessa linha de financiamento para investir no seu negócio.



O que pode ser financiado?

- Capital de giro (mercadorias para revender e matéria-prima para produzir);
- Investimento fixo (obras/reformas, aquisição de móveis, máquinas e equipamentos);
- Investimento misto (combinação dos dois acima).

O que não pode ser financiado?

- Pagamento de dívidas;
- Aquisição de veículos;
- Compra de imóveis ou pontos comerciais.
- Empreendimentos que utilizem mão de obra infantil ou escrava;
- Empreendimentos que não possuam licenças exigidas em sua atividade, como as relativas ao meio ambiente, saúde, segurança e outras..

Quais são os valores e os prazos máximos de financiamento?

Os valores financiáveis dependem da finalidade do financiamento e do tempo de atividade do empreendimento, conforme a tabela abaixo:

Valores e os prazos máximos de financiamento
(*) Em investimento fixo ou investimento misto, dentro do prazo total do financiamento, poderá ser incluído um PRAZO DE CARÊNCIA, de até 3 (três) meses, como um período em que não haverá cobrança das prestações, para que o investidor possa fazer o investimento com o dinheiro liberado.

Quais são as taxas de juros?

No programa Banco do Empreendedor, quem investe em capacitação gerencial obtém juros menores nos financiamentos.
O Governo do Paraná promove cursos de capacitação em gestão de empresas. Quem participa desses cursos de capacitação cumpre automaticamente o requisito e se candidata à faixa de juros mais baixos.

Também são aceitos cursos de capacitação gerencial promovidos por entidades parceiras da Fomento Paraná, tais como o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa – SEBRAE/PR, a Federação do Comércio do Paraná - FECOMÉRCIO, a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná - FACIAP, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP, a Associação Comercial do Paraná - ACP, as Sociedades de Garantia de Crédito (SGC), as cooperativas de crédito Sicredi e Sicoob, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), entre outros.

Os agentes de crédito que atendem aos interessados no financiamento possuem a lista dos cursos válidos e podem informar no momento do contato.
Outras variáveis são consideradas na fixação da taxa de juros para cada caso, como o tempo de atividade da empresa, experiência dos sócios e capacidade de pagamento. Assim, em cada uma das tabelas (COM ou SEM capacitação), há ainda uma divisão em 3 (três) níveis de juros, conforme tabela a seguir, válida para os perfis “INÍCIO DE ATIVIDADE”, “CONSOLIDAÇÃO” e “EXPANSÃO”:

Tabela de juros do microcrédito

 

Para o perfil “FIDELIDADE”, os juros mensais são de:


Juros e Rating linha Fidelidade


Quais são as garantias necessárias?

Avalista (pessoa idônea, sem restrições cadastrais e que comprove renda e/ou patrimônio compatíveis com o valor que será avalizado).
Se necessário, o proponente poderá apresentar mais de um avalista.

Poderá haver dispensa de avalista para empreendedores ou empresas que tenham liquidado financiamento anterior na Fomento Paraná, com pagamentos das prestações feitos pontualmente em dia.

Como solicitar o financiamento?
 
Os empreendedores interessados devem entrar em contato com o Agente de Crédito em seu Município (clique aqui para acessar a lista de municípios) mantido por um de nossos parceiros, que são prefeituras municipais, associações comerciais, cooperativas de crédito, entre outros. Para verificar quem é o contato em seu município acesse o link “Fomento Mais Perto de Você”, na página inicial do nosso site.


"Atenção:
A FOMENTO PARANÁ não credencia nem indica quaisquer consultores, pessoas físicas ou jurídicas, como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações de crédito com a própria instituição ou com instituições das quais somos parceiros no repasse de recursos de financiamentos."
Recomendar esta página via e-mail: