PALESTRA: Alimentação Saudável X Câncer 24/11/2017 - 19:04

A semana dos colaboradores da Fomento Paraná terminou com uma palestra promovida pela UniFomento com a farmacêutica bioquímica Angela Zanlorenzi, para abordar a importância da alimentação saudável como fator de proteção contra o câncer. O encontro teve a participação de mais de 50 colaboradores.

Ela explicou de forma bastante simples e didática o que é um câncer e algumas das razões pelas quais essa doença (na verdade um conjunto de cerca de 200 doenças) se manifesta, seja por razões genéticas, seja por razões acidentais ou ambientais.

Entre as dicas da palestrante destacamos a importância agir preventivamente e não negligenciar sinais de doença procurando fazer diagnóstico precoce.

No aspecto alimentar ela destacou a importância de fazer boas escolhas e, principalmente, de procurar aumentar a quantidade de alimentos in natura que consumimos diariamente. “Cinco porções diárias de alimentos in natura ajudam a reduzir em até 25% a possibilidade de contrair um câncer”, afirmou.

Também é importante aumentar o consumo de alimentos funcionais (como sementes, frutas roxas, vermelhas, tomates, cenouras — de preferência orgânicos, sem agrotóxicos), que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Esses alimentos ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras.

Ainda segundo Angela, não é necessário evitar completamente os chamados alimentos ultra processados ou processados industrialmente, e mesmo os doces e refrigerantes, mas sim reduzir a frequência de consumo ao mínimo, para situações ocasionais. “Descasque mais e desempacote menos e você vai ter uma vida mais saudável” sentenciou.

Angela Zanlorenzi é voluntária de entidades como a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Associação dos Amigos do Erasto, é especializada em Gestão Hospitalar, Gestão e Administração e Gestão de Pessoas, e também empresária na área de agenciamento de cuidadores de pessoas.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias