Anunciados os vencedores do Hackathon Show Rural Digital 06/02/2020 - 10:12

Foram anunciados nesta quarta-feira (5) os vencedores do Hackathon Show Rural Digital, competição que busca soluções inovadoras para serem aplicadas ao agronegócio. O vice-governador Darci Piana participou do evento de premiação, realizado na Arena Hackathon Paraná, espaço do Governo do Estado dentro do Show Rural Coopavel.

O Hackathon Show Rural Digital foi realizado com apoio da Celepar e da Fomento Paran. Em menos de 36 horas, 15 equipes e 75 participantes das equipes Mimosa, Harvest Soy e Psico Logic foram os vencedores.

Além do Hackathon, no espaço do governo acontece, também, um Pitch Day, atividade que busca identificar e promover ideias inovadoras que gerem benefícios para o cidadão e podem se transformar em políticas públicas permanentes. “Ao apoiar iniciativas como esta, do Show Rural Digital e do Pitch Day, o Governo do Estado reforça o compromisso, do governador Ratinho Junior de fomentar cada vez mais os ecossistemas de inovação na Região Oeste, para que as ideias inovadoras possam ter bases para se desenvolverem e contribuir com uma gestão pública mais eficiente e próxima do cidadão”, disse o presidente da Celepar, Leandro Moura.

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, afirmou que a instituição tem muito interesse em contribuir e promover iniciativas de estímulo à inovação, como a Arena Hackathon Paraná. “A inovação voltada ao agronegócio tem um enorme potencial de suporte ao desenvolvimento, pois é um segmento que se destaca com mais de um terço do PIB paranaense, sendo responsável por milhares de empregos, de renda e riqueza no estado, e que tem no Show Rural da Coopavel uma de suas principais vitrines”, afirmou.

“A tecnologia é uma aliada indispensável do agronegócio e o Show Rural tem, desde sua criação há mais de 30 anos, o propósito de levar o melhor em novos conhecimentos ao agricultor”, afirmou o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

“Ficamos felizes em poder contribuir com um evento dessa categoria. Quanto mais debatermos e aplicarmos novas soluções para atuais e antigos problemas, mais nossa cidade e região se desenvolverá”, completou afirmou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), Michel Lopes.

VENCEDORES  - A equipe Mimosa foi a grande vencedora do hackathon, conquistando uma viagem internacional para conhecer o ecossistema de Toronto, no Canadá. A equipe apresentou um projeto para resolver demanda na área de leite, com foco no desenvolvimento de um sistema voltado ao controle de temperatura no qual o produtor, cooperativa ou empresa a quem ele entrega a produção, podem acompanhar a temperatura do ambiente em tempo real. “Se houver algum imprevisto, um aviso é disparado para a adoção de medidas que evitem perdas”, informou Fabiano Muschalski, integrante da equipe.

Em segundo lugar ficou a Harvest soy, que desenvolveu um aplicativo que identifica o momento correto para fazer a colheita no campo de qualquer cultura. O prêmio foi de R$ 4 mil, e em terceiro lugar a Psico Logic, que receberá R$ 2 mil.

PRESENÇA - O evento teve a presença do diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Eduardo Castanheira Garrido Alves.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias