• Português
  • Central de Atendimento Fomento Paraná - Novembro Azul - Vamos judar a combater o câncer de próstata
  • ligeirão
  • Unidade Móvel
  • milho
  • Maringá
  • afpr
  • torrado
  • barreado
  • afpr
  • pinheiros1
  • ilha
  • curitiba
  • Se você precisa
  • Paranaguá

Serviços

Notícias

03/11/2017

Fomento Paraná e Sebrae-PR entregam prêmio Microcrédito 2017 para agentes de crédito

A entrega do Prêmio Fomento Paraná e Sebrae-PR de Microcrédito – 2017 foi o destaque último dia no Encontro Estadual de Agentes de Crédito e Desenvolvimento, realizado em conjunto pelas duas entidades e que reuniu mais de 300 pessoas nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, nas instalações da Copel, em Faxinal do Céu.

A premiação teve como primeiros colocados em cinco categorias os agentes de crédito representantes dos municípios de Cianorte (Produção); Arapongas (Qualidade); Prudentópolis (Desenvolvimento Local); Francisco Beltrão (Agente Revelação); Foz do Iguaçu (Táxi).


As cinco categorias retratam a atuação do agente como um todo, com critérios que comparam municípios semelhantes em quesitos como em tamanho e população, taxa de empreendedorismo do município, índice de desenvolvimento, além de uma linha de corte medida pelo índice de inadimplência da carteira de crédito de cada agente.

“O grande premiado é o empreendedor que este agente atendeu. É aquele que vai poder ter sua vida transformada, seu negócio melhorado, promover a expansão da sua atividade econômica”, afirma Richer de Matos, gerente de Mercado da Fomento Paraná. “Nossa rede, que tem 240 agentes de crédito ativos, tem uma boa oportunidade de aprender com esses premiados. O prêmio destaca aqueles que tiveram melhor atuação, indo a campo, buscando por empreendedores que necessitam de recursos e que contrataram mais”, define.

O gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae, Cesar Risseti, explica que o prêmio contribui para reconhecer, disseminar o trabalho exitoso e criar referências. “Muitas vezes as pessoas não são reconhecidas e o prêmio é uma forma de reconhecer e mostrar o que aquela pessoa que ganhou está fazendo de diferente” afirma Risseti. “Qual o índice de produtividade, o que ela está melhorando em termos de qualidade do crédito, o que contribui para o índice Ipardes de desenvolvimento (IPDM)? Isso cria referências que as pessoas vão buscar.”

O diretor de operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini reforça: “A premiação faz com que a boa prática seja reconhecida por todos, para que depois ela possa ser incorporada ao trabalho de todos e dessa maneira todo o sistema ganha.”

Atualmente a Fomento Paraná possui 243 agentes de crédito credenciados, que respondem por 202 postos de atendimento em todas as regiões do estado. A atuação desta rede de parceiros permitiu a contratação de mais de R$ 221 milhões em operações de microcrédito, desde 2011, beneficiando mais de 22,5 mil empreendimentos de micro e pequeno porte ou mesmo de atividades econômicas informais. Em 2017, de janeiro a setembro foram contratadas 3.626 operações em uma soma total de R$ 41,2 milhões.

Dedicação – A agente de crédito Sandra Regina da Costa, da Agência do Trabalhador de Cianorte, primeira colocada na categoria produção, ficou muito feliz e dedicou o prêmio aos empreendedores, à associação comercial e à prefeitura de Cianorte, que ajudam na divulgação do trabalho da Fomento Paraná. “O segredo é a dedicação, o amor no que se faz. Saber que a gente está plantando uma sementinha e que o empresário vai crescer. Então eu acho que o amor e a dedicação é o princípio de tudo em uma produção”, afirmou

Dedicação e empenho também são responsáveis pelo sucesso da agente de crédito Valquíria Pereira, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Arapongas, primeiro lugar em qualidade e terceiro lugar em produção na premiação. Ela conta como os empreendedores chegam até ela. “Nas ações que a prefeitura promove, nos cursos em parceria com o Bom Negócio, Sebrae e associação comercial, sempre convidam para falar do Banco do Empreendedor e os empreendedores nos procuram na secretaria esclarecer as dúvidas sobre as linhas de crédito”, afirma.

A agente de crédito Luciana Dani, de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, foi a vencedora na categoria Agente Revelação. Capacitada em fevereiro de 2017, ela havia encaminhado 68 projetos até outubro. “Fiquei surpresa e muito feliz com essa premiação, por mim e por toda a equipe. Nossa secretaria tem onze pessoas e todas elas divulgam o trabalho do banco. E fica muito mais fácil porque já tem um trabalho em andamento há muitos anos”, disse ela. “Estou bem tranquila com minha função de agente de crédito e sei que posso fazer mais do que isso pelo meu município. Mas o grande mérito é dos nossos empreendedores, eles que moram lá, que trabalham muito, acreditam e que investem no seu negócio. Temos 3.200 MEIs e 3.900 microempresas e esse prêmio de primeiro lugar é para eles.”

Volnei Lapert, do Banco do Empreendedor de Foz do Iguaçu foi o vencedor na categoria Táxi. “Além do reconhecimento que a Fomento Paraná dá para seu agente de crédito, o prêmio ajuda muito a desenvolver atividades melhores no município. Levando a premiação, com certeza o prefeito enxerga com olhos diferentes essa oportunidade”, afirmou. A linha Taxistas foi muito bem recebida no município, que é um dos de maior potencial turístico no país. “É uma linha que se faz necessário para uma cidade de turismo. Uma frota renovada sempre recebe melhor os turistas.”



VENCEDORES DO PRÊMIO FOMENTO PARANÁ E SEBRAE-PR DE MICROCRÉDITO – 2017

PRODUÇÃO
1º - CIANORTE - AG. TRABALHADOR - SANDRA REGINA FARIA DA COSTA
2º - PATO BRANCO - AG. TRABALHADOR - ADEMAR JAIRO BERTOL
3º - ARAPONGAS - SECRETARIA DA IND. E COM. - VALQUIRIA TREVISAN PEREIRA

QUALIDADE
1º - ARAPONGAS - SECRETARIA DA IND. E COM. - VALQUIRIA TREVISAN PEREIRA
2º - PATO BRANCO - AG. TRABALHADOR - ADEMAR JAIRO BERTOL
3º - FRANCISCO BELTRAO - SALA DO EMPREENDEDOR - ITACIR CAMILO ROVARIS / LUCIANA DANI

DESENVOLVIMENTO LOCAL
1º - PRUDENTÓPOLIS – SEC. IND. COM. E DESENV. ECO. - MÁRCIO BENITO PINTO
2º - GENERAL CARNEIRO - AG. TRABALHADOR - MIRIAN ESPÍNDOLA MACIEL SIMM
3º - GUAIRA - AG. TRABALHADOR - ELIANE SCHUBACK FRANCISCATTI

TÁXI
1º - FOZ DO IGUACU - BANCO DO EMPREENDEDOR - VOLNEI LAMPERT
2º - LONDRINA - ACIL - RAFAELLA REZENDE / VALERIA FURLAN SITTA
3º - CORNELIO PROCÓPIO - ACECP - FRANCIELLY SOUZA DE CAMARGO / MARLI PEREIRA DA COSTA

AGENTE REVELAÇÃO
1º - LUCIANA DANI - FRANCISCO BELTRÃO
2º - CHRISTOPHER EXPEDITO STEFANIACK - WENCESLAU BRAZ
3º - JOSEMAR ALVES DOS SANTOS – FLORESTÓPOLIS

Fonte: Fomento Paraná

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.