• Português
  • Telefone da Nova Central de Atendimento Fomento Paraná
  • cataratas
  • Unidade Móvel
  • Maringá
  • afpr
  • barreado
  • afpr
  • pinheiros1
  • curitiba
  • Se você precisa

Serviços

Notícias

27/04/2017

Fomento Paraná discute em Brasília financiamentos para projetos de mobilidade urbana dos municípios

A Fomento Paraná participou de uma reunião em Brasília, na quinta-feira (27/4), com o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, José Roberto Generoso. O encontro teve a participação de representantes de todas as agências de fomento e bancos de desenvolvimento do país.

O diretor de Operações do Setor Público, Omar Sabbag Filho, e o assessor de Operações do Setor Privado, Claudio Shigueoka, representam a instituição no encontro que discute a ampliação da participação dos agentes financeiros nos programas de financiamento com recursos do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

O assunto tratado foi a utilização de recursos do FGTS para financiar os municípios brasileiros em obras que promovam a melhoria da mobilidade urbana. Foram apresentados os novos programas de Seleção de Mobilidade da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana – SEMOB

Desta reunião, resultou na definição de um plano de trabalho articulado entre o Ministério das Cidades e as agências brasileiras de desenvolvimento. Ao longo do mês de maio, o governo federal deverá divulgar o seu plano de ação relativo ao tema.

A reunião foi acompanhada pelos paranaenses Clever Ubiratan de Almeida, diretor de Planejamento Informações (oriundo do IPPUC), e Sérgio Wippel, diretor de Projetos de Saneamento do Ministério das Cidades (oriundo da Sanepar). Esteve presente o Gerente Executivo do SN Fundo de Garantia, Israel das Virgens Amaral, que fez uma apresentação sobre a Caixa Econômica Federal como operadora do FGTS.

A Fomento Paraná é agente financeiro do FGTS desde 2013 e possui contratos ativos pela linha FGTS Pró-Transporte que somam mais de R$ 15 milhões para atender projetos de mobilidade urbana das prefeituras de Quatro barras, Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais.

Graças à experiência da instituição, o secretário José Roberto Generoso solicitou que a Fomento Paraná receba em Curitiba representantes do Ministério das Cidades para que eles possam conhecer a Fomento Paraná e seu método de operar com o setor público, bem como conhecer o Sistema de Financiamento aos Municípios do Paraná - SFM.
O presidente da Desenvolve Roraima, Weberson Pessoa, e a secretária da ABDE, Cristiane Viturino, propuseram a organização de um encontro de associados da ABDE em Curitiba, pois a apresentação feita pela Fomento Paraná despertou o interesse em conhecer os métodos e técnicas de operações do setor público articulado com o setor privado.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.