• Português
  • Novo Endereço da Fomento Paraná
  • Unidade Móvel
  • Se você precisa

Serviços

Notícias

18/05/2018

Juro Zero da Fomento Paraná

No Assentamento Maria Lara, no município de Centenário do Sul, no Norte do Paraná, vivem aproximadamente 40 famílias. Nove delas estão incluídas no Programa Família Paranaense e recebem acompanhamento da equipe técnica que compõe o Comitê Local do Programa.

Em 2016, durante as intervenções realizadas pelo comitê, o técnico da área do Trabalho e Renda, José Gilson da Silva, que é agente de crédito, identificou que a família dos moradores Ivanilde Desengrine e Itacir Caverzan atenderia aos critérios para acesso ao Programa Juro Zero do Governo Estadual.

Eles já eram beneficiados com um lote de terras por meio do sistema de Reforma Agrária e trabalhavam com o plantio de frutas e verduras, visando ao sustento familiar. “Porém, eles plantavam e pouco colhiam, pois a terra era arenosa e seca, o que dificultava ainda mais as condições de vida e renda da família”, conta Silva.

A ação
O objetivo foi a superação da situação de vulnerabilidade desta família e, em seu plano de ação familiar, incluir a oferta de linha de crédito. Para isso, o técnico Silva esclareceu o funcionamento do programa Juro Zero, orientou e intermediou as solicitações de empréstimos da família ao Fomento Paraná.

Foram realizadas diversas reuniões com os técnicos do Comitê Local, a fim de auxiliar a família a acessar o benefício. Houve também a articulação da equipe com um agrônomo do município para elaboração do projeto a ser desenvolvido, que fazia parte da documentação para pleitear o benefício.

“Considerando as condições de vida e de renda dessa família e sendo a atividade agrícola a única fonte de renda deles, a família foi beneficiada pelo Juro Zero e, com o acesso ao recurso, pode implantar o sistema de gotejamento na propriedade”, explica Silva.

Resultado
A plantação da família da senhora Ivanilde Desengrine e do senhor Itacir Caverzan passou a receber irrigação constante, o que possibilitou a plantação de frutas como maracujá, melancia e abacaxi. O esforço apresentou resultados. Prosperando com a colheita das frutas, principalmente com o maracujá, a família adquiriu arame e madeiras para instalar estaleiros e intensificar a plantação.

“Tudo mudou na vida dessa família. Agora, tudo que se planta, nasce! Consequentemente são colhidos bons resultados, garantindo a manutenção e sustento da produção e proporcionando melhores condições de vida e sustentabilidade”, ressalta Silva.

Após a execução da ação pela equipe técnica, a família está participando do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), comercializando os frutos de sua colheita.
“O programa Juro Zero nos beneficiou muito, com um retorno positivo na economia familiar. Este programa foi o primeiro passo para facilitar o início da agricultura familiar”, afirma Itacir Caverzan.


Programa Juro Zero
O Programa Juro Zero é uma linha de crédito da Fomento Paraná destinada a ofertar microcrédito, sem juros, para aqueles que querem aumentar a renda com seu pequeno negócio, seja em qualquer área, desde que a família esteja incluída no Programa Família Paranaense.

Além da taxa de juros ser de 0%, o programa se destaca por alcançar setores com pouco ou nenhum acesso ao sistema financeiro tradicional. São oferecidos de R$ 300,00 até R$ 4.000,00, que podem ser parcelados em 10 ou 20 vezes, com um mês de carência. Mantendo as parcelas em dia, há a isenção de pagamento da última.

Para ter acesso ao programa Juro Zero é preciso estar incluído no Programa Família Paranaense, ser pessoa física, ter um avalista e que o dinheiro seja destinado a empreender ou alavancar um negócio.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.