• Português
  • Novo Endereço da Fomento Paraná

Serviços

FOMENTO ENERGIA

Painéis solaresEsta é uma linha de financiamento do Governo do Paraná para a aquisição de equipamentos para geração de energia a partir de fontes renováveis ou para substituição de lâmpadas e equipamentos equivalentes para melhoria da eficiência energética.
Essa linha permite financiar a aquisição e a instalação de todos os componentes de sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica, eólica ou de biomassa.
Os financiamentos da linha de crédito Fomento Energia serão feitos com recursos próprios da Fomento Paraná ou poderão ser captados junto a terceiros, observadas as regras e condições estabelecidas pela entidade repassadora.


 

Quem pode obter o financiamento?

Pessoas Jurídicas dos setores da indústria, comércio ou prestação de serviços, de micro ou pequeno porte, localizadas no estado do Paraná.
Projetos de maior valor, para empresas de médio porte, poderão ser atendidos com recursos repassados por terceiros, como o BNDES, com as respectivas regras e outras linhas de financiamento.

Quais são os investimentos financiáveis?

Todos os componentes dos sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica, eólica ou de biomassa, bem como sua instalação e/ou substituição de lâmpadas e equipamentos por outros com maior eficiência energética.

OBS: Também podem ser financiados os investimentos fixos em itens enquadrados como financiáveis que tenham comprovadamente sido realizados no período de até seis meses antes da data de inserção da proposta no sistema da Fomento Paraná. Os gastos realizados entre seis (6) e doze (12) meses antes dessa data poderão ser aceitos como contrapartida.

Qual o porcentual financiável?

A linha de crédito Fomento Energia pode financiar até 100% do valor do projeto, desde que a empresa possua pelo menos 24 (vinte e quatro) meses de faturamento contábil.
Para empresas com menos de 24 (vinte e quatro) meses de faturamento contábil, a parcela financiável do investimento total será limitada a 60%. Nesse caso, o proponente deve investir, no mínimo, 40% de recursos próprios no projeto e comprovar o aporte desses recursos de acordo com o cronograma físico financeiro do projeto.

Quais são os valores máximos de financiamento?

Os valores financiáveis dependem do valor do investimento, do porte da empresa e da sua capacidade de pagamento, limitado a R$ 500 mil.

Qual é o custo do financiamento?

Tabela de Juros Fomento Energia


OBSERVAÇÃO: Será cobrada Tarifa de Abertura de Cadastro e Serviços Financeiros conforme as regras estabelecidas pela Fomento Paraná. Clique aqui para acessar a tabela de tarifas

Quais os prazos para pagamento?

O prazo total do financiamento da linha Fomento Energia poderá ser de até 120 (cento e vinte) meses incluídos até 12 (doze) meses de carência, quando o investimento envolver, em valor, mais que 70% para produtos fabricados ou adquiridos no estado do Paraná (conforme nota fiscal).
Nos demais casos, o prazo total do financiamento poderá ser de até 60 (sessenta) meses incluídos até 6 (seis) meses de carência.

Quais são as garantias necessárias?

- Pode ser aval de terceiros, para projetos de investimento de até R$ 200 mil;

- Hipoteca e/ou alienação fiduciária de bens imóveis;

- Máquinas, equipamentos e veículos, sob avaliação da Fomento Paraná;

- Também é aceito o aval de uma Sociedade de Garantia de Crédito - SGC e do Fundo Garantidor de Investimentos - FGI do BNDES.

OBS.: Os itens financiados não serão aceitos em garantia.

Como solicitar o financiamento?



Em caso de dúvidas, entre em contato conosco (clique aqui) ou pelo telefone (41) 3200-5900.



Recomendar esta página via e-mail: