• Português
  • Central de Atendimento Fomento Paraná - Novembro Azul - Vamos judar a combater o câncer de próstata
  • ligeirão
  • Unidade Móvel
  • milho
  • Maringá
  • afpr
  • torrado
  • barreado
  • afpr
  • pinheiros1
  • ilha
  • curitiba
  • Se você precisa
  • Paranaguá

Serviços

BNDES - FINAME

Linha de financiamento para produção e para aquisição de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação novos, de fabricação nacional e credenciados no BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

A FOMENTO PARANÁ é uma das instituições financeiras responsáveis por fazer o repasse dos recursos dessa linha para atender empreendimentos situados no Paraná.

Clique aqui para fazer sua solicitação online.



Quem pode obter o financiamento?
Empresas (pessoa jurídica, inclusive empresários individuais) dos setores de indústria, comércio, serviços e agropecuária, de micro, pequeno, médio e grande porte, que necessitem de financiamento para melhorar ou ampliar seus ativos em máquinas e equipamentos.

Quais são as modalidades de financiamento?

a) Financiamento à compradora para a aquisição:
Modalidade destinada a:
- empresas beneficiárias usuárias, para aquisição de máquinas e equipamentos;
- empresas para aquisição de máquinas e equipamentos, que, pela sua natureza, e a critério do BNDES, possam ser destinados ao uso de terceiros, mediante contrato de comodato; e
- empresas cujo objeto social inclua a locação de máquinas e equipamentos — desde que não caracterizada como empresa de arrendamento mercantil e que o bem financiado não seja destinado à sublocação.

b) Financiamento ao fabricante para a produção:

Apoio financeiro durante o período de fabricação, para produção de máquinas e equipamentos já negociados com as respectivas compradoras.

c) Financiamento ao fabricante para a comercialização:

Apoio ao fabricante para venda de máquinas e equipamentos já negociados com as respectivas compradoras.

Quais são as Linhas do FINAME e o que pode ser financiado em cada um deles?

a) Aquisição e Comercialização de Bens de Capital (BK Aquisição)
Financiamento para aquisição de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação nacionais novos, exceto ônibus, caminhões e aeronaves.

OBS: Para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), pode também ser financiado capital de giro de forma associada ao financiamento dos bens, até o limite de 30% do valor financiado para a compra dos bens.

b) Aquisição e Comercialização de Ônibus, Caminhões e Aeronaves Executivas (BK Aquisição Ônibus e Caminhões)
Financiamento para aquisição e comercialização de ônibus; chassis e carrocerias para ônibus; caminhões; caminhões-tratores; cavalos-mecânicos; reboques; semirreboques; chassis e carrocerias para caminhões, aí incluídos semi-reboques tipo dolly e afins; carros-fortes e equipamentos especiais adaptáveis a chassis (tais como plataformas, guindastes, betoneiras, compactadores de lixo e tanques); e aeronaves executivas, nacionais novos.

c) Produção de Bens de Capital (BK Produção)
Financiamento de capital de giro destinado à produção de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação.
A relação de fabricantes e de equipamentos cadastrados como itens financiáveis pode ser acessada no seguinte endereço:
www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Ferramentas_e_Normas/Credenciamento_de_Equipamentos/consulta.html.


Qual é a taxa do financiamento?
A taxa final do financiamento depende do tipo de bem que é objeto do projeto; do porte da empresa e da avaliação do crédito que a FOMENTO PARANÁ irá fazer da empresa solicitante. A parte do financiamento que é expressa em TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo – BNDES) pode variar a cada trimestre (pós-fixada).
Empresas Grandes podem ter parte da variação expressa em SELIC.

Empresas de controle estrangeiro ou equipamentos com índice de nacionalização inferiores a 60% utilizarão indexadores com variação cambial. Os demais componentes do custo serão fixados por todo o período do contrato.

Quando houver capital de giro associado — possibilidade aberta para micro, pequenas e médias empresas – a taxa será a mesma do equipamento financiado.

A taxa de juros final é composta pela soma dos custos dos seguintes fatores:

Custo Financeiro + Remuneração Básica do BNDES + Taxa de Intermediação Financeira + Remuneração da Instituição Financeira Credenciada

=>> CLIQUE AQUI PARA TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TAXA DE JUROS


==>> TARIFA: Poderá ser cobrada Tarifa de Abertura de Cadastro e Serviços Financeiros conforme as regras estabelecidas pela FOMENTO PARANÁ. (Clique aqui para conhecer as tarifas)


Quais são os valores máximos de financiamento?
Os valores financiáveis dependem do valor do investimento, do porte da empresa e da sua capacidade de pagamento, não superiores a R$ 20 milhões.

A regra geral é de financiar até 80% do valor do bem em caso de Micro, Pequena e Média Empresa e 70% para Grandes Empresas.

A participação pode ser aumentada para até 80%, mediante análise de cada caso, com custo financeiro maior e garantias adicionais.

O percentual financiável é menor para empresas em fase de implantação.

E o prazo de pagamento?

Os prazos máximos para pagamento também são variáveis, de acordo com a linha e o tipo de equipamento.
O prazo é de 5 anos na maior parte dos casos, mas poderá chegar a 10 anos de acordo com a necessidade do projeto.

Pode ser incluído um prazo de carência, onde serão cobrados apenas os juros.

Quais são as garantias necessárias?
As máquinas e equipamentos financiados são obrigatoriamente vinculados em alienação fiduciária ao contrato.
Além disso, são solicitados o aval dos sócios e garantias reaiscomplementares, que são representadas por hipoteca de imóvel e/ou alienação fiduciária de bens imóveis.
Também é aceito o aval de uma Sociedade de Garantia de Crédito – SGC ou do Fundo Garantidor de Investimentos-FGI do BNDES.


COMO SOLICITAR O FINANCIAMENTO?
Clique aqui para fazer sua solicitação online.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo "Fale Conosco" ou pelo telefone (41) 3200-5900.


"Atenção: A FOMENTO PARANÁ não credencia nem indica quaisquer consultores, pessoas físicas ou jurídicas, como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações de crédito com a própria instituição ou com instituições das quais somos parceiros no repasse de recursos de financiamentos."
Recomendar esta página via e-mail: