CURRÍCULO DE DIRETORES E CONSELHEIROS

 

 
DIRETORIA

 

DIRETOR-PRESIDENTE

HERALDO ALVES DAS NEVES

Heraldo Alves das Neves

Economista com pós-graduação em finanças. Ingressou na Prefeitura Municipal de Curitiba, exercendo atividades na antiga Fundação de Recuperação do Indigente/Frei (1984); ainda na Prefeitura foi chefe do Serviço do Cadastro Funcional da Secretaria Municipal de Administração (1989-1991); chefe do Serviço Financeiro de Pessoal CLT (1991-1992); gerente funcional da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (1992-1994); assessor do Prefeito (1995-1997). Ainda na esfera municipal, no Instituto Curitiba de Saúde atuou como Gerente de Atendimento (2000-2003) e como assessor executivo (2003).  Na Cidade Industrial de Curitiba (Curitiba S.A.) foi Diretor Técnico (2003-2005); na Companhia de Desenvolvimento de Curitiba S.A. foi gerente administrativo (2005-2007). Diretor Administrativo e Financeiro da Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A. (2008-2010). No âmbito estadual ocupou o cargo de Assessor Financeiro no Departamento de Administração de Materiais da Secretaria de Estado da Administração. Foi Diretor Administrativo e Financeiro da Fomento Paraná de maio de 2011 a maio de 2017. Novamente na Prefeitura Municipal de Curitiba, foi Secretário de Planejamento e Administração, de maio de 2017  a janeiro de 2019 e no mesmo período, como interino, foi Secretário Municipal de Recursos Humanos.

 

DIRETOR JURÍDICO

NILDO JOSÉ LÜBKE

-

É graduado em Direito e Filosofia, com especialização em Administração de Empresas e em áreas diversas do Direito, bem como possui pós-graduação em Desenvolvimento e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais. Foi Diretor Jurídico da Itaipu Binacional e técnico em Planejamento, Orçamento e Finanças da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná. Nos últimos anos vinha exercendo a advocacia no setor privado.

DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

MAYARA PUCHALSKI

Mayara Puchalski

Advogada com especialização em Direito Aplicado e em Gestão Pública, cursando especialização e Planejamento Estratégico. Atua na Fomento Paraná desde dezembro de 2012 na gerência de Planejamento Estratégico, área que tem como atuação principal atuar no suporte a tomada de decisões da Diretoria Executiva tendo interligação direta com todas as áreas para orientação e acompanhamento do plano estratégico e o desenvolvimento de projetos priorizados como relevantes para o desenvolvimento institucional. Na Agência Curitiba de Desenvolvimento, atuou como assessora na diretoria jurídica de janeiro de 2011 a novembro de 2012; na assessoria do gabinete da Presidência, de outubro de 2008 a dezembro de 2010. Foi secretária da Presidência da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.) de outubro de 2007 a outubro de 2008. Trabalhou na área administrativa da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, como gerente administrativo de fevereiro de 2001 a abril de 2005. Assistente administrativo na Associação Atlética do Banco do Brasil e estagiou no departamento jurídico do Instituto Brasileiro de Integração e Desenvolvimento Pró Cidadão (IBIDEC) e no escritório jurídico Kfouri & Derosso Advogados Associados.

DIRETOR DE OPERAÇÕES DO SETOR PÚBLICO

WELLINGTON OTÁVIO DALMAZ

Wellington Dalmaz

Formado em Engenharia Civil (UFPR) e em Direito (UTP); pós-graduado em Direito Empresarial (PUC/PR) e em Direito e Processo Tributário (UP). Também é especialista em Licitações e Contratos Administrativos (ILB/Senado Federal). Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB PR), foi membro das Comissões de Gestão Pública e Assuntos da Administração (2011/ 2013) e de Direito de Infraestrutura (2013/2015). Atuou como membro da Comissão de Gestão Pública e Assuntos da Administração e da Comissão de Direito de Infraestrutura da OAB/PR; e como membro da Comissão de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná. Como advogado, foi sócio da área tributária do Escritório Pereira Dabul Advogados Associado (2006/2010). Na administração pública, exerceu o cargo de Diretor-Geral da Casa Civil do Governo do Paraná (2016/2018), tendo sido Diretor Administrativo e Financeiro (2015/2016) e Assessor Especial da Governadoria (2013/2014). Foi Superintendente Executivo do Serviço Social Autônomo Paranacidade por dois períodos (2011/2013 e 2018). Foi Conselheiro de Administração da Fomento Paraná de 2016, até 15.01.19. Foi Presidente do Conselho Estadual de Trânsito (2015/2018) e Presidente do Conselho de Administração da Celepar (2016/2018). É engenheiro de carreira do Estado do Paraná.

 

DIRETOR DE OPERAÇÕES DO SETOR PRIVADO

ÉVERTON DISTÉFANO RIBEIRO

Éverton Distéfano Ribeiro

É graduado e pós-graduado na área do Direito. Como profissional, fez carreira no antigo Banco do Estado do Paraná - Banestado, onde atuou em diversas funções, ao longo de 35 anos, tendo deixado a instituição como diretor executivo. Atuou também no banco Itaú. Foi diretor executivo do Instituto Ambiental do Paraná e atuou no Escritório do Paraná em Brasília.

DIRETOR DE MERCADO

RENATO MAÇANEIRO

Renato Maçaneiro

Graduado em Matemática (UFPR) e em Tecnologia da Informação (Opet/PR), possui pós-graduação em Finanças Corporativas (Fesp/PR). Iniciou carreira em 1981, no Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep), como office-boy, e posteriormente atuou nas áreas financeira, tecnológica e de controladoria, até 2017. Na Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, atuou como analista financeiro (cedido pelo Badep) de 1996 a 2004. Na Fomento Paraná, também cedido pelo Badep, desde 2004, exerceu cargos de analista financeiro e atuou como gerente nas áreas de Tecnologia de Informação, Financeira, Administração e de Pessoas. De 2017 até março de 2019 atuou como assessor das diretorias Administrativa e Financeira e de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná.

 

 

 

 

 

 
CONSELHO ADMINISTRATIVO - CAD

 

FLAVIO  MONTENEGRO BALAN - PRESIDENTE

Economista com MBA em Gestão Pública, é ex-integrante do Conselho de Administração da Fomento Paraná, integra o Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), entidade que presidiu de 2012 a 2014. Foi também presidente da Garantinorte - Sociedade Garantidora de Crédito do Norte do Paraná e conselheiro de Administração - SICREDI União PR-SP. Atualmente preside o Conselho de Administração da Sercomtel Telecomunicações S/A e suas coligadas. É sócio fundador, consultor e gestor da AB&F.BALAN Consultores Associados e diretor de Novos Negócios e Finanças - Alumipac Soluções Inovadoras.

ELIAS GANDOUR THOMÉ

Contador, Analista de Controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE desde 1992, à disposição da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos – SEJU, a partir de maio/2016, para a qual foi convidado a exercer a função de Coordenador Geral. Na Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, de 1977 a 1992, atuou em várias unidades, gerando o amplo conhecimento quanto à estrutura e funcionamento do Órgão e da administração pública. Desempenhou atividades de estruturação, assistência, assessoria, gerenciamento de equipes e chefia, com destaque para a área financeira, onde exerceu o cargo de Chefe do Grupo Financeiro Setorial – GFS. No TCE foi Coordenador Chefe do Serviço de Escrituração Contábil e Diretor de Contabilidade e Finanças, 1995 a 2001 e Diretor de Contabilidade e Finanças (atual Diretoria Financeira do TECE/PR), 2013 a 2015. Coordenador Geral da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos a partir de maio/2016.

SÉRGIO BENEDITO FERRARA

É administrador de empresas, contabilista e possui especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. É presidente do Conselho Fiscal do Sebrae e membro do Conselho Fiscal da Apex-Brasil– Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos. Possui múltiplas experiências gerenciais no setor privado, especialmente em empresas multinacionais. É sócio da SBF Consultoria e Gestão Empresarial.

JORGE SEBASTIÃO DE BEM

Graduado em Ciências Sociais (UFPR) e Mestre em Economia do Desenvolvimento de Estruturas Agroindustriais (UFRRJ), possui extensa carreira no setor público, tendo sido gerente de Operações do Setor Público da Fomento Paraná; diretor - presidente da Paraná Previdência; diretor geral e posteriormente Secretário de Administração e Previdência do Governo do Paraná; superintendente da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Curitiba; funcionário do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES; assessor de Planejamento da Codapar; assessor técnico da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba – CIC; diretor Administrativo e Financeiro da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental – SUDERHSA.

VILSON RIBEIRO DE ANDRADE

Foi diretor-presidente da Fomento Paraná, até 07/03/2019; advogado, sócio, diretor, administrador e responsável pelo Planejamento Estratégico do Escritório Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica. Pós-Graduado em Direito Constitucional e Administrativo pela PUC/SP, em Negociação e Gestão Empresarial (Inglaterra/HSBC Holding), em Direito do Consumidor (Alemanha/Colonia Insurance). Graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba – atual UniCuritiba. Exerceu a função de CEO (Chief Executive Officer) do HSBC Seguros Brasil S.A., Diretor Nacional de Comercialização do HSBC Seguros (Brasil) S.A., Diretor Nacional de Comercialização da Bamerindus Cia. de Seguros e Diretor Jurídico Nacional da Bamerindus Cia. de Seguros. Vice-Presidente do Conselho de Administração do Coritiba Foot Ball Club, no período de 2010 a 2011. Presidente do Conselho de Administração do Coritiba Foot Ball Club, no período de 2012 a 2014.

 

GUSTAVO CASTANHARO

Funcionário de carreira da Fomento Paraná desde 02.07.2007, contador, experiência nas áreas de crédito, auditoria interna e contabilidade comercial bancária em sociedades anônimas. Especialista na área de finanças e MBA em Auditoria Integral, com aperfeiçoamentos na área de crédito, tributária, contábil, auditoria, entre outras. Na Fomento Paraná foi Analista Contábil, membro do Comitê Interno de Risco de Crédito, Gerente de Contabilidade, Gerente de Auditoria Interna e Gerente de Cadastro. Atualmente é Analista Contábil na instituição.