CURRÍCULO DE DIRETORES E CONSELHEIROS

 

 
DIRETORIA

 

DIRETOR-PRESIDENTE

HERALDO ALVES DAS NEVES

Heraldo Alves das Neves

Economista com pós-graduação em finanças. Ingressou na Prefeitura Municipal de Curitiba, exercendo atividades na antiga Fundação de Recuperação do Indigente/Frei (1984); ainda na Prefeitura foi chefe do Serviço do Cadastro Funcional da Secretaria Municipal de Administração (1989-1991); chefe do Serviço Financeiro de Pessoal CLT (1991-1992); gerente funcional da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (1992-1994); assessor do Prefeito (1995-1997). Ainda na esfera municipal, no Instituto Curitiba de Saúde atuou como Gerente de Atendimento (2000-2003) e como assessor executivo (2003).  Na Cidade Industrial de Curitiba (Curitiba S.A.) foi Diretor Técnico (2003-2005); na Companhia de Desenvolvimento de Curitiba S.A. foi gerente administrativo (2005-2007). Diretor Administrativo e Financeiro da Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A. (2008-2010). No âmbito estadual ocupou o cargo de Assessor Financeiro no Departamento de Administração de Materiais da Secretaria de Estado da Administração. Foi Diretor Administrativo e Financeiro da Fomento Paraná de maio de 2011 a maio de 2017. Novamente na Prefeitura Municipal de Curitiba, foi Secretário de Planejamento e Administração, de maio de 2017  a janeiro de 2019 e no mesmo período, como interino, foi Secretário Municipal de Recursos Humanos.

 

DIRETOR JURÍDICO

NILDO JOSÉ LÜBKE

Nildo Lübke

É graduado em Direito e Filosofia, com especialização em Administração de Empresas e em áreas diversas do Direito, bem como possui pós-graduação em Desenvolvimento e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais. Foi Diretor Jurídico da Itaipu Binacional e técnico em Planejamento, Orçamento e Finanças da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná. Nos últimos anos vinha exercendo a advocacia no setor privado.

DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

MAYARA PUCHALSKI

Mayara Puchalski

Advogada com especialização em Direito Aplicado e em Gestão Pública, cursando especialização e Planejamento Estratégico. Atua na Fomento Paraná desde dezembro de 2012 na gerência de Planejamento Estratégico, área que tem como atuação principal atuar no suporte a tomada de decisões da Diretoria Executiva tendo interligação direta com todas as áreas para orientação e acompanhamento do plano estratégico e o desenvolvimento de projetos priorizados como relevantes para o desenvolvimento institucional. Na Agência Curitiba de Desenvolvimento, atuou como assessora na diretoria jurídica de janeiro de 2011 a novembro de 2012; na assessoria do gabinete da Presidência, de outubro de 2008 a dezembro de 2010. Foi secretária da Presidência da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.) de outubro de 2007 a outubro de 2008. Trabalhou na área administrativa da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, como gerente administrativo de fevereiro de 2001 a abril de 2005. Assistente administrativo na Associação Atlética do Banco do Brasil e estagiou no departamento jurídico do Instituto Brasileiro de Integração e Desenvolvimento Pró Cidadão (IBIDEC) e no escritório jurídico Kfouri & Derosso Advogados Associados.

DIRETOR DE OPERAÇÕES DO SETOR PÚBLICO

MOUNIR CHAOWICHE

Mounir Chaowiche

Mounir Chaowiche é formado em Administração pela Uniandrade, pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília e tem MBA em consultoria empresarial pela Universidade Federal de Brasília.

Executivo com vasta experiência no setor de infraestrutura, Mounir Chaowiche foi presidente da Sanepar (2015-2018), presidiu a Companhia de Habitação do Paraná – COHAPAR (2011 – 2014) e a Companhia de Habitação Popular de Curitiba – COHAB (2005 – 2009). Chaowiche também atuou na Caixa Econômica Federal (1981 – 2004), onde chegou a Gerente Executivo da instituição no Paraná e Superintendente Regional da Caixa em Londrina.

 

DIRETOR DE MERCADO

VINICIUS JOSÉ DA ROCHA

Vinícius Rocha

É graduado em Agronomia pela Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu - UNIGUAÇU e possui MBA em Gestão Ambiental, pela Universidade Federal do Paraná. Está concluindo o curso de Direito, na Unicuritiba. Como profissional, atuou na Assembleia Legislativa do Paraná, no Assessoramento na Comissão Permanente de Educação e na Assessoria da Presidência da Compagas. Está na Fomento Paraná desde 2019, inicialmente como Assessor da Presidência.

DIRETOR DE OPERAÇÕES DO SETOR PRIVADO

RENATO MAÇANEIRO

Renato Maçaneiro

Graduado em Matemática (UFPR) e em Tecnologia da Informação (Opet/PR), possui pós-graduação em Finanças Corporativas (Fesp/PR). Iniciou carreira em 1981, no Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep), como office-boy, e posteriormente atuou nas áreas financeira, tecnológica e de controladoria. Na Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, atuou como analista financeiro de 1996 a 2004. Na Fomento Paraná, desde 2004, exerceu cargos de analista financeiro e atuou como gerente nas áreas de Tecnologia de Informação, Financeira, Administração e de Pessoas. De 2017 até março de 2019 atuou como assessor das diretorias Administrativa e Financeira e de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná. De Março de 2019 até dezembro de 2020 ocupou o cargo de diretor de Mercado e a partir de então o cargo de diretor de Operações do Setor Privado.

 

 

 

 

 

 
CONSELHO ADMINISTRATIVO - CAD

 

FLAVIO  MONTENEGRO BALAN - PRESIDENTE

Economista com MBA em Gestão Pública, é ex-integrante do Conselho de Administração da Fomento Paraná, integra o Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), entidade que presidiu de 2012 a 2014. Foi também presidente da Garantinorte - Sociedade Garantidora de Crédito do Norte do Paraná e conselheiro de Administração - SICREDI União PR-SP. Atualmente preside o Conselho de Administração da Sercomtel Telecomunicações S/A e suas coligadas. É sócio fundador, consultor e gestor da AB&F.BALAN Consultores Associados e diretor de Novos Negócios e Finanças - Alumipac Soluções Inovadoras.

ELIAS GANDOUR THOMÉ

Contador, Analista de Controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE desde 1992, à disposição da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos – SEJU, a partir de maio/2016, para a qual foi convidado a exercer a função de Coordenador Geral. Na Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, de 1977 a 1992, atuou em várias unidades, gerando o amplo conhecimento quanto à estrutura e funcionamento do Órgão e da administração pública. Desempenhou atividades de estruturação, assistência, assessoria, gerenciamento de equipes e chefia, com destaque para a área financeira, onde exerceu o cargo de Chefe do Grupo Financeiro Setorial – GFS. No TCE foi Coordenador Chefe do Serviço de Escrituração Contábil e Diretor de Contabilidade e Finanças, 1995 a 2001 e Diretor de Contabilidade e Finanças (atual Diretoria Financeira do TECE/PR), 2013 a 2015. Coordenador Geral da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos a partir de maio/2016.

EDUARDO FRANCISCO SCIARRA

Natural de Londrina, Eduardo Francisco Sciarra é engenheiro civil graduado pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). É também empresário com atuação nos segmentos de entretenimento, energia e construção civil. Sua carreira inclui atuação classista em entidades diversas como a presidência da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), uma vice-presidência da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e foi conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).
No setor público, assumiu a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio do Paraná, em 1998, de onde saiu para ser eleito deputado federal em 2002. Foi reeleito em 2006 e 2010, voltou ao Paraná em 2015 como secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Deixou o cargo em 2016.
Foi conselheiro em diversos organismos e empresas, entre eles do SEBRAE/PR e do Conselho de Administração da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR (2015 a 2018).

VILSON RIBEIRO DE ANDRADE

Foi diretor-presidente da Fomento Paraná, até 07/03/2019; advogado, sócio, diretor, administrador e responsável pelo Planejamento Estratégico do Escritório Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica. Pós-Graduado em Direito Constitucional e Administrativo pela PUC/SP, em Negociação e Gestão Empresarial (Inglaterra/HSBC Holding), em Direito do Consumidor (Alemanha/Colonia Insurance). Graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba – atual UniCuritiba. Exerceu a função de CEO (Chief Executive Officer) do HSBC Seguros Brasil S.A., Diretor Nacional de Comercialização do HSBC Seguros (Brasil) S.A., Diretor Nacional de Comercialização da Bamerindus Cia. de Seguros e Diretor Jurídico Nacional da Bamerindus Cia. de Seguros. Vice-Presidente do Conselho de Administração do Coritiba Foot Ball Club, no período de 2010 a 2011. Presidente do Conselho de Administração do Coritiba Foot Ball Club, no período de 2012 a 2014.

 

GUSTAVO CASTANHARO

Funcionário de carreira da Fomento Paraná desde 02.07.2007, contador, experiência nas áreas de crédito, auditoria interna e contabilidade comercial bancária em sociedades anônimas. Especialista na área de finanças e MBA em Auditoria Integral, com aperfeiçoamentos na área de crédito, tributária, contábil, auditoria, entre outras. Na Fomento Paraná foi Analista Contábil, membro do Comitê Interno de Risco de Crédito, Gerente de Contabilidade, Gerente de Auditoria Interna e Gerente de Cadastro. Atualmente é Analista Contábil na instituição.

 

BRUNO ANTÔNIO DE NOVAES PAROLIN

Advogado, graduado em Direito (UNICURITIBA) e pós-graduado em Criminologia e Direito Penal (Instituto de Criminologia e Política Criminal – ICPC) e em Processo Penal e Direito Penal (Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDCONST), é sócio e fundador do Escritório Parolin Advocacia e da Ecobras Construtora Ambiental e diretor jurídico do Instituto AquaMundi.

 

CARLOS ALBERTO MASSARU ADATI

Consultor financeiro em agronegócio e imobiliário, é agrônomo (UEL) com MBA em Marketing e Certificação Febraban. Foi presidente do Conselho do Sercomtel Telecomunicações. É investidor com atuação em diversas empresas e possui experiência de gestão em instituições financeiras internacionais.