Reunião com o ministro Marcos Pontes 23/08/2019 - 18:32

O diretor de Operações do Setor Público da Fomento Paraná, Wellington Dalmaz, representou a instituição na reunião promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta sexta, 23, com a participação ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal, Marcos Pontes.

Durante o evento o ministro Pontes foi homenageado com a entrega do título de cidadão honorário do Estado do Paraná, proposto pelo deputado Emerson Bacil (PSL), que também preside a comissão.

A reunião serviu para que o ministro Marcos Pontes tomasse conhecimento das principais ações e políticas públicas voltadas para a ciência e inovação no Paraná. Representantes dos principais órgãos governamentais e privados ligados ao setor de tecnologia tiveram oportunidade de falar sobre as iniciativas em relação aos ecossistemas de inovação do estado.

Wellington Dalmaz apresentou a Fomento Paraná, como integrante do Sistema Paranaense de Fomento, e falou sobre o trabalho que vem sendo feito para apoiar o ecossistema de inovação do estado, por meio de linhas de financiamento para empresas inovadoras, estruturação de fundos de aval e fundos de investimento em participação e ainda estudos para implantação de uma aceleradora de empresas de tecnologia e startups.

Para o deputado Emerson Bacil, a reunião foi importante para mostrar ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações o tamanho e importância do setor de tecnologia e inovação paranaense. “Vimos nessa reunião que, de fato, o estado do Paraná é inovador. E vamos avançar ainda mais com a modernização da Lei da Inovação do nosso estado. Vamos buscar parcerias e fazer com que o Paraná realmente deslanche no setor de tecnologia e inovação. Já somos o segundo estado em inovação do Brasil. Nós queremos agora é chegar à primeira posição e contamos muito com o apoio do ministro Marcos Pontes”, concluiu o parlamentar.

Participaram do debate representantes da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet - Regional Paraná (Assespro-PR); da Superintendência de Inovação da Casa Civil do Paraná; da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná; da Agência Curitiba de Desenvolvimento; da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar); do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE); além da Fomento Paraná.

A reunião contou com a participação dos reitores das sete universidades estaduais do Paraná, que entregaram ao ministro Marcos Pontes um ofício declarando que as instituições contam com a continuidade das políticas das bolsas e de programas de capacitações promovidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Na terceira etapa do encontro representantes de empresas startups paranaenses que cresceram e ganharam destaque no mercado nacional e internacional de tecnologia tiveram oportunidade de falar. Participaram os representantes da IG-MATHE, Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul; da Rentcars, empresa paranaense com atuação global em locações de veículos; e da Monest, startup especializada na recuperação de crédito de pequenas e médias empresas.

“O Brasil e o Paraná precisam desenvolver essa atitude de persistência, de confiança e de saber que é possível chegar lá, que é possível manter o sonho e não se deixar pelos discursos pessimistas. Eu garanto que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações estará junto na caminhada dessas empresas de tecnologias na busca de tudo aquilo que a gente almeja para o nosso Brasil”, afirmou o ministro Pontes após assistir às apresentações.