Paranaguá retoma parceria com a Fomento Paraná 11/09/2019 - 17:46

Em mais uma etapa de viagens percorrendo os municípios paranaenses, a Fomento Paraná esteve em Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba, no litoral do estado, nesta semana.

O destaque da semana nas viagens da diretoria é a parceria para credenciamento da ACIAP - Associação Comercial e Industrial de Paranaguá para atuar como correspondente para operações de crédito em valores de R$ 20 mil a R$ 1,5 milhão. A solenidade prestigiada por toda a diretoria e conselheiros da associação aconteceu na sede da ACIAP na noite desta terça, 11.

Assinaram o contrato o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e o presidente da entidade, Eloir Martins. No evento o presidente apresentou aos dirigentes e empresários o funcionamento da Fomento Paraná e do Sistema Paranaense de Fomento, que conta com a atuação do BRDE e da Agência Paraná de Desenvolvimento. Falou também das novas linhas de crédito que devem ser apresentadas ainda em setembro, como o Banco da Mulher Paranaense, para estimular o empreendedorismo feminino.

Duas colaboradoras da ACIAP já estão incumbidas de participar de uma capacitação para correspondentes e em breve serão habilitadas a operacionalizar o crédito aos empreendedores parnanguaras.

PREFEITURA — O presidente da Fomento Paraná e o diretor de Mercado, Renato Maçaneiro, também tiveram um encontro muito produtivo com o prefeito Marcelo Roque. Neves teve oportunidade de falar sobre a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior de que a Fomento Paraná esteja presente em todos os municípios, apoiando os empreendedores, levando o crédito barato para ajudar a movimentar a economia e gerar empregos e renda.

“Paranaguá é um município importante, um polo do litoral, porta de entrada e saída de mercadorias pelo porto que tem um dos maiores volumes de movimentação de mercadorias no país. Possui um mercado ativo e forte e por isso é importante fortalecer a presença da Fomento Paraná aqui”, afirma o presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves. “A recepção do prefeito Marcelo Roque nos deixou muito satisfeitos com as perspectivas para os nossos negócios e para os empreendedores parnanguaras. É uma retomada muito importante.”

O prefeito Marcelo Roque já designou uma pessoa para ser capacitada como agente de crédito na nova parceria em construção entre a Fomento Paraná e o município Paranaguá.

GUARAQUEÇABA — Em Guaraqueçaba quem recebeu o time da Fomento Paraná foi o vice-prefeito José Teofilo Vidal Lopes, acompanhado da agente de crédito Camila Fonseca e da secretária municipal de Ação Social, Carla Sarubbi. A economia do município vem atravessando algumas dificuldades com a falta de uma agência bancária, por conta de um assalto no qual bandidos explodiram a agência. A Fomento Paraná pode ser uma alternativa para ajudar os empreendedores locais com a oferta de crédito.

A agente de crédito Camila aproveitou a visita para levar o presidente da Fomento Paraná para conhecer um empreendimento beneficiado com um financiamento de microcrédito, o Caravelas Bistrô Bar, da empreendedora Carina Tassiane Gonçalves e do marido. O negócio é baseado completamente em produtos locais, do cardápio aos utensílios, todos os insumos, matéria-prima, a decoração e até as apresentações de fandango aos turistas e clientes são produzidos ou da cultura da própria região. “Tudo que a gente consegue fazer essa logística local a gente tem comprado. A gente quer mostrar a cultura local. A cultura caipira”, explica Carina.

ANTONINA — A equipe da Fomento Paraná também foi recebida pelo prefeito de Antonina, Jose Paulo Vieira Azim, acompanhado do novo secretário de Indústria e Comércio, Rafael Moreira Cruz. O prefeito ficou sabendo de todas as novidades que a Fomento Paraná vem desenvolvendo para apoiar os empreendedores com condições de crédito barato e mostrou-se muito entusiasmado com a ideia de poder contribuir com o empresariado local por meio do crédito. Azim também interessou-se por financiamentos para obras públicas na cidade, como pavimentação de vias.

• Paranaguá
    Guaraqueçaba