Incubadora do Tecpar abre edital para seleção 27/02/2020 - 15:25

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) abriu o primeiro edital de 2020 para seleção de empresas inovadoras que buscam o apoio do instituto para desenvolver seus negócios. A novidade desta edição é que o edital abre oportunidades para empreendimentos já incubados em outros ambientes de inovação que possuam parceria com o Tecpar, como incubadoras, coworkings, parques tecnológicos ou centros de inovação.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, a estratégia prevista neste edital é contemplar mais empresários que possam receber apoio da incubadora. “Uma das vocações do instituto é dar suporte ao empreendedorismo tecnológico inovador no Paraná e nosso edital amplia o apoio a empresários que queiram desenvolver suas tecnologias em conjunto com a incubadora do Tecpar”, destaca.

VAGAS – O edital prevê 16 vagas ao todo, sendo cinco para o câmpus Curitiba e três para o câmpus Jacarezinho, na modalidade residente. Para a modalidade não residente, há oito vagas para empresas situadas nas demais cidades do Paraná.

Na modalidade residente a empresa é fisicamente instalada nas dependências do Tecpar em área exclusiva ou compartilhada (coworking), utilizando sua infraestrutura e os apoios gerenciais e técnicos oferecidos pela Intec.

As empresas incubadas na modalidade não residente não têm instalação física no Tecpar, mas também contam com os apoios gerenciais e técnicos. Esta modalidade pode ser aplicada a empresa que devido à natureza da atividade necessite de proximidade ao seu mercado consumidor.

O edital prevê quatro níveis de maturidade para a empresa durante o processo de incubação: implantação (estruturação da empresa), crescimento (expansão dos negócios), consolidação (início da sustentabilidade financeira) e liberação (com o aumento da fatia do mercado e posterior graduação da incubadora). A cada trimestre o grau de maturidade é avaliado.

SELEÇÃO – Para participar do processo seletivo o empreendedor deve submeter, até o dia 30 de abril, seu Plano de Negócios à avaliação de uma banca julgadora – a última fase do edital pode ser acessada até outubro.

Os principais critérios para seleção das propostas são: inovação (introdução de novidade ou aperfeiçoamento que resulte em novos produtos, serviços ou processos), base tecnológica (aplicação de conhecimento técnico-científico e investimento em Pesquisa e Desenvolvimento) e prova de conceito ou protótipo (modelo prático que possa provar o conceito estabelecido).

Os interessados em participar podem acessar o edital pelo site da Intec (intec.tecpar.br/web). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176.

INTEC – Criada em 1989 para estimular a geração e instalação de empresas de base tecnológica no Paraná, a Intec foi a primeira incubadora do Estado com este perfil. Ao longo de sua história já deu suporte a mais de 100 negócios inovadores. Atualmente, seis empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Compracam, Forrest Brasil Tecnologia, Toys for Boys – Chemistry Automotive, Bley Energias, IJP e Plantae.