Homenagem marca despedida do empregado nº 01 da Fomento Paraná 03/05/2021 - 11:08

O empregado número 01 da Fomento Paraná, Claudio Massaru Shigueoka, que coordenava a área de Planejamento e Gestão Estratégica, foi homenageado pela diretoria em um evento semipresencial na manhã desta sexta (30), seu último dia de trabalho na instituição à qual se dedicou por 16 anos.

Engenheiro civil de formação, Shigueoka atuou no extinto Badep e no Bamerindus/HSBC e foi o primeiro empregado concursado contratado pela Fomento Paraná, em 2004. Agora conquistou a aposentadoria. Há meses ele preparava a transição no cargo, que será ocupado pelo economista e analista de desenvolvimento Gustavo Duda Mattana.

Responsável por estruturar boa parte das atividades executadas pela Fomento Paraná, de programas, linhas de crédito e fundos diversos a projetos complexos de investimento financiados pela instituição, Shigueoka deixa um legado gigantesco para o Estado do Paraná, por seu trabalho dedicado e comprometido com o desenvolvimento da atividade econômica, especialmente os pequenos negócios.

Ao agradecer em nome da diretoria, o diretor-presidente, Heraldo Neves, destacou que foram 16 anos de muita entrega, dedicação, comprometimento, disciplina, e que Shigueoka ajudou muito na construção da Fomento Paraná.

“Tem um legado registrado de forma permanente como uma lanterna no horizonte dos quadros que permanecem na instituição”, disse o diretor. “Hoje ganha a família do Claudio, que terá companhia em tempo integral dessa extraordinária pessoa, extraordinário quadro técnico. Uma pessoa que levou a termo o significado de ser servidor público: idealista, preocupado com o estado econômico do País, do Paraná. A marca que ele deixa é registrada na pedra, não se apaga”.

Shigueoka contou como decidiu fazer o concurso da instituição e sobre sua identificação com pequenos empreendedores. Para ele, a missão da instituição sempre esteve no foco das ações.

“Em todos esses anos, se conseguimos fazer algo de sucesso e de concreto, deixando algum legado, é por entender que somos uma instituição de governo e que temos uma missão que uma empresa privada não tem, que é servir à população, atendendo às suas necessidades”, declarou Shigueoka. “A ideia é que tendo essa consciência da sua missão, que o seu trabalho faz parte de um contrato com a população para servi-la, você vai ter sucesso nos seus empreendimentos”

 

COLEGA EXEMPLAR – A despedida de Claudio Shigueoka da Fomento Paraná foi um rosário de declarações e lembranças elogiosas e sinceras.

Renato Maçaneiro, diretor de Operações do Setor Privado, que foi também colega de Shigueoka no Badep, relatou como o colega era visto por todos desde aquela época. “Uma pessoa em quem se podia confiar, que sabia desenroscar problemas, reclamava pouco, entregava muito e sempre ensinou muito”, disse.

Segundo Maçaneiro, hoje a Fomento Paraná é referência entre agências de fomento na metodologia de gestão de riscos, em grande parte por conta da estruturação da matriz de riscos, iniciada por Shigueoka. “Tive muitos professores na vida e um pedaço importante da minha formação veio do seu trabalho, Claudio”, finalizou.

Wellington Dalmaz, diretor de Operações do Setor Público destacou qualidades como seriedade, competência e dedicação do agora ex-colega e agradeceu como paranaense a participação de Shigueoka no crescimento da instituição até chegar ao que é hoje.

Vinícius Rocha, diretor de Mercado empossado recentemente, comentou a facilidade e a paciência que o colega Shigueoka sempre manifestou ao transmitir seus conhecimentos e agradeceu a dedicação. “Sempre foi um professor para mim e vejo que todos o tem como a melhor referência pessoal e profissional. Nos dá muito orgulho saber o quanto devemos a você. Vamos dar continuidade a esse trabalho”, disse Rocha.

Mayara Puchalski, diretora Administrativa e Financeira, que está em período de licença, agradeceu o companheirismo e lembrou o perfil desbravador de Claudio Shigueoka. “Ele abraça um projeto, acredita e faz acontecer”, disse. “Até me fez começar a pedalar junto com os colegas.”

O assessor da presidência Jonny Stica, que também fez uma deferência ao colega, lembrou que antes mesmo de entrar para o quadro da Fomento Paraná já conhecia a fama e a competência de Claudio Shigueoka, por relatos de amigos ou conhecidos. “Agradeço sua forma de conduzir os projetos e sua humildade em nos ajudar a cumprir as nossas tarefas”, disse.

A ex-governadora Emília Belinati, também assessora da presidência, lançou mão de uma passagem bíblica que fala de pessoas que semeiam, outras que regam e outras vêm e colhem. “Para dizer que tive o privilégio de ver acontecer essas três fases de um trabalho exercido com garra, comprometimento e simplicidade, dentro de princípios”, afirmou.

A chefe de gabinete Fernanda Raicoski destacou a disciplina nipônica do colega, que sempre demonstrou humildade e doação, para toda obra, sem nunca se desesperar.

Gustavo Mattana, que herda o cargo de gerente, destacou o que mais lhe chamou atenção, sempre, no agora ex-chefe. “Ele sempre levou a sério a questão do trabalho do servidor público. Ele acredita na importância desse trabalho pra o empreendedor”, relatou. “Teria muitas coisas para falar sobre o que vejo no dia a dia e lembro, por exemplo, que o estádio da Arena da Baixada só está em pé por conta do trabalho dedicado, competente e diligente do Claudio. Assim como ele fundo nossa associação de empregados e se hoje tempos um bom plano de saúde, foi por persistência dele.”

A analista Juliana Bosse, integrante da equipe de trabalho no Planejamento, agradeceu a oportunidade de aprender. “Uma pessoa sempre firme, mas ao mesmo tempo gentil e generosa. É um exemplo que nos deixa a missão de um dia passar nossa experiência par aos mais novos”, disse.

Para Leandro Sugawara, também analista da equipe de Planejamento, a lembrança que ficou mais forte foi o trabalho durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, no ano passado, quando havia dezenas de milhares de propostas de crédito de empreendedores internalizadas na instituição e muito trabalho por fazer. “O conhecimento e a experiência dele foram fundamentais para executar nossas tarefas com tranquilidade num momento crítico e é um aprendizado para levar pra a vida”, disse Leandro. “A Fomento perde um grande profissional, mas ficamos felizes, porque foi planejado e a vida tem suas etapas”.

A assessora Gislaine Trentini declarou-se fã do colega por sua habilidade de compartilhar conhecimento de forma despendida e de seu companheirismo na convivência. “É merecedor de todo o carinho da equipe e de todas as alegrias por vir”, afirmou.

Gustavo Castanharo, representante dos empregados no Conselho de Administração e integrante da equipe de Planejamento, lembrou que Shigueoka foi um dos únicos empregados que ocupou os mais diversos cargos e funções na instituição e com a memória que possui, conhece a história da Fomento Paraná em detalhes como poucos podem contar. “Fico feliz por sua decisão e acho mesmo que você é um sujeito insubstituível”, declarou.

 

DESCANSO E PEDAL – Os próximos passos de Claudio Shigueoka serão descansar, cuidar da saúde e da família e também pedalar, atividade física de lazer que ele adora e que incentivou muitos colaboradores da Fomento Paraná a praticar. Ele até já percorreu de bike os quase 800 quilômetros do famoso Caminho de Santiago de Compostela, entre França e Espanha. Um dos próximos objetivos é percorrer o Caminho da Fé, em São Paulo, com pouco mais de 500 quilômetros, entre Águas da Prata e Aparecida do Norte.

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias