Fomento Paraná percorre municípios do Norte Pioneiro e renova parcerias 17/05/2021 - 11:40

Em mais uma rodada de encontros com prefeitos visando a apresentação de oportunidades de financiamento para apoiar empreendedores e para obras de infraestrutura e mobilidade urbana, diretores da Fomento Paraná percorreram municípios do Norte Pioneiro na quinta, 13, e sexta-feira, 14.

As visitas aos municípios atendem à diretriz do governador Carlos Massa Ratinho Junior de levar ações ao interior do estado e também ouvir as lideranças locais sobre questões que necessitam de uma atenção maior do Estado.

No primeiro encontro, o prefeito de Joaquim Távora, Reginaldo Vilela, recebeu o diretor-presidente, Heraldo Neves, o diretor de Mercado, Vinícius Rocha, e a assessora de Relações Institucionais, Emília Belinati, nesta quinta. Vilela tomou conhecimento da redução das taxas de juros para operações de microcrédito e da campanha de renegociação de contratos e disse que pretende retomar a parceria com a Fomento Paraná. O município deve voltar a ter uma agente de crédito ativa para atender e orientar os empreendedores locais ajudando na contratação de linhas crédito para movimentar a economia.

Em Santo Antônio da Platina, o diretor-presidente da Fomento Paraná agradeceu o prefeito José da Silva Coelho Neto pela parceria existente, que tem apresentado um bom desempenho em contratações de microcrédito para apoiar pequenos negócios. O município, de cerca de 46 mil habitantes, localizado em um entroncamento rodoviário, é parte de uma região onde se cultiva café e cana de açúcar e a pecuária é forte. No ano passado, entre microcrédito, Paraná Recupera e repasses do BNDES, empreendedores locais contrataram quase R$ 1,6 milhão em operações de crédito com a Fomento Paraná.

O encontro teve a participação dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Jesus Levatti, e de Planejamento, Airton Sérgio Diniz, do chefe do Departamento Municipal de Indústria e Comércio, Antônio Marcos de Souza. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina (ACESAP), Nelson de Camargo, também participou da conversa e a entidade pode vir a tornar-se correspondente da Fomento Paraná.

Em Jacarezinho, na divisa com São Paulo, o grupo da Fomento Paraná foi recebido pelo prefeito Marcelo Palhares em uma reunião com participação da secretária de Comércio, Indústria, Turismo e Serviços, Gabriela Lima, e do agente de crédito Wagner de Rezende.

O presidente da Associação Comercial, Valmir de Araújo, também participou e pode conhecer as linhas de crédito disponíveis para operação por meio de parceria com correspondentes, que chegam a R$ 1,5 milhão, para projetos de investimento, compra de máquinas, equipamentos e projetos que envolvem inovação.

RENOVAÇÃO - A Fomento Paraná renovou a parceria com o município de Bandeirantes. O acordo de cooperação foi assinado nesta sexta, 14, pelo prefeito, Jaelson Ramalho Matta, e pelo diretor-presidente da instituição, Heraldo Neves, e pelo diretor de Mercado, Vinícius Rocha.

A parceria é o instrumento que permite ao município manter um agente de crédito credenciado pela Fomento Paraná e capacitado para orientar empreendedores locais e encaminhar propostas de empréstimos e financiamentos de microcrédito, para instalação, ampliação, modernização ou manutenção de negócios.

O evento de assinatura teve a presença do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Bruno Castanho, do presidente da Câmara Municipal, vereador Mano Vieira. O prefeito agradeceu e elogiou a parceria, que permitiu aos empreendedores locais contratar mais de R$ 1,2 milhão em operações de crédito com juros baixos no período de 2020 até abril de 2021.

Parte desse trabalho de orientação e captação das operações é de responsabilidade da agente de crédito Isabela Linhares Rodrigues, também presente ao evento, que contou ainda com a participação do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Bandeirantes, (ACIAB), José Rossato Filho.

SANTA MARIANA - A equipe da Fomento Paraná também esteve em Santa Mariana, onde foi recebida pelo prefeito Marcelo Piovan Guimarães. O município ainda não possui uma parceria formalizada com a Fomento Paraná. O objetivo da visita foi de apresentar a instituição aos gestores municipais, como uma ferramenta de política pública para apoio ao empreendedorismo, especialmente aos pequenos negócios, que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento na área de comércio, serviços e indústria, estimulando assim também a geração de empregos e renda.

A reunião teve a participação dos secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, Olavo Lorena, e de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Emerson Polonio; do diretor do Departamento de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, Joel Claudino.

JATAIZINHO – A terceira visita do dia dos gestores da Fomento Paraná foi a Jataizinho, também no Norte Pioneiro. O prefeito Wilson Fernandes e a secretária municipal de Governo, Rosangela Vaz dos Santos, receberam o diretor-presidente, Heraldo Neves, o diretor de Mercado, Vinícius Rocha, e a assessora de Relações Institucionais, Emília Belinati. O prefeito manifestou muito interesse na parceria e gostou da visita, destacando a importância de a instituição se apresentar aos municípios.