​Fomento Paraná apresenta oportunidade de crédito e programas no Oeste 07/05/2021 - 17:51

A Fomento Paraná deu início a mais uma rodada de reuniões nos municípios atendendo à diretriz do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Os encontros são para apresentar aos prefeitos as oportunidades de acesso a ferramentas de crédito para apoiar empreendedores e municípios, que precisam de recursos para obras e compra de máquinas e equipamentos.

A agenda dos diretores da Fomento Paraná, Heraldo Neves (presidente) e Vinícius Rocha (Mercado), e da assessora de Relações Institucionais, Emilia Belinati, começou no Oeste do Estado, nesta quinta-feira (06), pela Prefeitura de Toledo, seguindo para Assis Chateaubriand, Maripá e Nova Santa Rosa. Nesta sexta as visitas foram a Marechal Cândido Rondon e Mercedes.

Os encontros também têm o propósito de divulgar aos clientes a oportunidade aberta pelo Governo do Estado de renegociar contratos da Fomento Paraná, com possibilidade de suspender pagamentos por até seis meses e, assim, evitar a inadimplência, enquanto a atividade econômica não retoma os níveis normais.

“O objetivo dessa ação é levar o crédito como oportunidade aos municípios, apresentar as novidades que o governador Ratinho Junior vem anunciando, principalmente em torno de novos programas, sem perder de vista a repercussão e programas muito bons, como o Banco da Mulher Paranaense, as linhas de microcrédito, enfatizando também o funcionamento do programa Banco do Agricultor”, afirma o diretor-presidente da instituição, Heraldo Neves.

VISITAS - Em Toledo, na reunião dos diretores com o prefeito Luiz Adalberto Pagnussatt, foi reafirmada a parceria com o município. O prefeito e os secretários municipais puderam conhecer os diferentes programas e linhas de crédito disponíveis. O presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto, estavam presentes.

Em Assis Chateaubriand, o prefeito Valter Aparecido Souza Correia promoveu uma transmissão do encontro ao vivo pela internet. Ele agradeceu a parceria e destacou a importância da presença da equipe da Fomento Paraná na região e o papel que a instituição tem desempenhado no apoio aos empreendedores. “Ratinho Junior é um governador municipalista e isso faz com que a gente consiga trocar informações e se fortaleça ainda mais, trazendo obras e ações do Estado”, disse ele.

O prefeito também destacou o volume de recursos contratados por donos de pequenos negócios no município junto à instituição financeira estadual, que passa de R$ 1 milhão.

O prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoske, e a vice-prefeita Janaína Müller Geraldi, também receberam a equipe da Fomento Paraná. A prefeitura está estruturando uma Sala do Empreendedor e em breve deve começar a oferecer serviços aos empreendedores locais.

Heraldo Neves e Vinícius Rocha também foram recebidos em Nova Santa Rosa, pelo prefeito Norberto Pinz, e na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Nova Santa Rosa (Acinsar), pelo presidente Gilberto Klais e pela secretária executiva Maira Scheibner.

DESTAQUE - Nesta sexta-feira a agenda começou com uma visita ao prefeito Marcio Andrey Rauber, de Marechal Cândido Rondon. O município de quase 54 mil habitantes, localizado às margens do Rio Paraná, no lago da Usina de Itaipu, é um dos destaques em contratação de crédito.

Entre contratos firmados por meio dos agentes de crédito da Sala do Empreendedor ou da Agência do Trabalhador, e também do correspondente na Acimacar, a associação comercial local, somente no ano passado foram mais de R$ 3,1 milhões liberados pela Fomento Paraná para 470 contratos com empresas e empreendedores que atuam na cidade. De janeiro a abril deste ano, já são 117 empreendimentos atendidos, com contratos que somam R$ 744 mil.

O secretário Marcel Micheletto participou do encontro, que teve ainda a presidente e o vice da Acimacar, Carla Rieger Bregoli e Ricardo Luiz Leites de Oliveira; dos secretários municipais de Coordenação e Planejamento, Alisson Ostjen, e de Indústria, Comércio e Turismo, Valdir Port (Portinho).

Os diretores também estiveram na Agência do Trabalhador para uma visita ao gerente Sérgio Marcucci e aos agentes de crédito Daniel Scharnetzki, Marciane Linck Sauer, Ida Lorena Roehrs e Lucio Flavio Fernandes, que têm feito um trabalho destacado no atendimento para orientação de empreendedores e na operacionalização de linhas de microcrédito e do programa Paraná Recupera.

Em Mercedes, ainda nesta sexta, a equipe da Fomento Paraná foi recebida pelos secretários de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Roberto Carlos Lorenzzoni Kinast, e na Associação Comercial e Empresarial de Mercedes (ACIM), para uma conversa com as correspondentes Vanessa e Bianca Ressel Moenster.