Fomento Paraná apresenta linhas de crédito em Campo Mourão 29/03/2019 - 19:32

Prefeitos e representantes políticos, diretores e membros de associações comerciais e lideranças empresariais e comunitárias participaram nesta sexta (29), de uma reunião na prefeitura de Campo Mourão com o presidente da Fomento Paraná, Heraldo das Neves, e a assessora de relações institucionais, Emilia Belinati. O objetivo do encontro foi apresentar a atuação, projetos e programas de crédito do Governo do Paraná para apoiar os municípios.
“A Fomento Paraná é uma instituição financeira pública que atua basicamente a partir de parcerias pelas quais ofertamos linhas de crédito por meio da Sala do Empreendedor, das agências do Trabalhador e das associações comerciais. E o interesse do Governo do Estado é expandir essas parcerias”, destacou Neves.
Além do crédito para o setor privado, a Fomento Paraná também é uma das responsáveis pelo financiamento de projetos dos municípios para obras de infraestrutura, como pavimentação de ruas, construção de pontes, escolas e hospitais.
O prefeito anfitrião, Tauillo Tezelli, destacou a parceria que Campo Mourão firmou que nos dois últimos anos disponibilizou mais de R$ 2 milhões para novos empreendimentos ou expansão de pequenos negócios por meio da Casa do Empreendedor.
“Hoje os recursos liberados pela Fomento Paraná são muito importantes para colocar dinheiro novo na economia local e gerar empregos”, disse o prefeito, ao acrescentar que cada vez mais o município vai apoiar também os pequenos negócios.
Durante a reunião o presidente respondeu questionamentos e esclareceu várias dúvidas das lideranças presentes sobre as linhas de crédito, taxas de juros e as possibilidades de parcerias a projetos voltados à melhoria da qualidade de vida da população.
“No financiamento aos municípios, as taxas de juros são fixadas de acordo com o porte populacional do município e os prazos variam de 60 a 120 meses”, explicou.
Segundo ele, as associações comerciais também podem atuar como correspondentes para operacionalizar financiamentos a empreendimentos de micro, pequeno ou médio porte, em valores de R$ 20 mil a R$ 1,5 milhão.
A Fomento Paraná possibilita também uma linha de crédito para apoiar hospitais filantrópicos, como as santas casas, através de credenciamento no Fundo Nacional de Saúde e habilitação junto ao BNDES.
“Nos capacitamos e fomos buscar meios de proporcionar aos hospitais filantrópicos paranaenses o acesso a recursos de baixo custo para ajudá-los na reestruturação financeira”, explicou o presidente.
A reunião contou com a presença dos prefeitos de Campo Mourão, Luiziana, Peabiru, Farol, Janiópolis, Corumbataí do Sul e Quinta do Sol.

Microcrédito - Além de Campo Mourão, o presidente da Fomento Paraná também esteve nesta sexta em Cianorte e em Engenheiro Beltrão, onde se reuniu com os prefeitos Claudecir Bongiorno (Cianorte) e Rogério Riguetti (Eng Beltrão). Nas duas cidades os agentes de crédito do município se destacam por apresentar um excelente desempenho na contratação de operações de microcrédito, com mais de R$ 7,5 milhões cada cidade, nos últimos oito anos, totalizando quase 1.400 contratos firmados apenas nos dois municípios.