Fomento Paraná apresenta Sistema Paranaense de Fomento na Amepar 12/08/2019 - 16:46

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), José Eduardo Bekin, apresentaram a nova sistemática do Sistema Paranaense de Fomento (SPF) durante a reunião da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), presidida pelo prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.

O encontro foi realizado em Londrina, no dia 1º de agosto, e teve a presença de prefeitos e secretários dos municípios de Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Guaraci, Ibiporã, Londrina, Munhoz de Mello, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabaudia e Tamarana, entre outras lideranças.

Além da Fomento Paraná e da APD, o SFP é composto também pelo BRDE — Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Conforme a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o objetivo do sistema é que as três instituições trabalhem de forma coordenada para servir como instrumento de apoio a empresas locais e para atração de novos investimentos, buscando garantir a segurança do investidor e melhorar o ambiente de negócios no estado.

Nesse contexto a APD atua como ponte entre governo e iniciativa privada, auxiliando no levantamento de dados, fornecimento de informações para tomada de decisões estratégicas. E a Fomento Paraná e o BRDE disponibilizam linhas de financiamento para tirar do papel os projetos das empresas.

O presidente da Fomento Paraná destacou a importância do crédito para apoiar os pequenos negócios e também das parcerias com as prefeituras para que os agentes de crédito possam ter uma atuação cada vez mais ampliada e segura.

Neves também abordou a questão dos financiamentos públicos para obras de infraestrutura e compra de máquinas e equipamentos nos municípios. “O Governo do Paraná tem sido um grande parceiro dos prefeitos e o Sistema de Financiamento aos Municípios, trabalhado em conjunto com a Sedu e o Paranacidade, são um modelo reconhecido de apoios ao desenvolvimento. Queremos continuar com esse trabalho e ampliar as possibilidades de financiamento, inclusive com taxas de juros mais acessíveis para municípios onde o desenvolvimento se faz mais necessário”, afirmou.

Os presidentes da Fomento Paraná e da APD também estiveram em Centenário do Sul, para uma reunião com o prefeito Luiz Nicácio, onde reforçaram as oportunidades que o Governo do Estado está estudando para desenvolver os municípios da região. O prefeito Nicácio acompanhou a equipe da Fomento Paraná na visita aos municípios da região, entendendo a importância da Fomento Paraná e do Sistema Paranaense de Fomento para apoiar e atender aos prefeitos em suas necessidades de investimentos para melhorar e modernizar a infraestrutura dos municípios.

JAGUAPITÃ — Neves e Bekin também estiveram reunidos com o empresário Sidnei Botassari e executivos da empresa Jaguafrangos, em Jaguapitã. A indústria busca recursos para alavancar um projeto de expansão na área de produção de carne ne frango em municípios da região.
O presidente da Fomento Paraná ainda esteve na prefeitura de Jaguapitã para uma reunião com o chefe de gabinete, Paulo Sérgio de Lima, acompanhado do presidente da Associação Comercial do município, Daniel Vilas Boas Rizzo. No encontro foi discutida a retomada da parceria do município com a Fomento Paraná para que a cidade tenha um agente de crédito ativo, a exemplo de outros 200 municípios do estado, que assim ajudam os empreendedores a obter crédito mais barato para fortalecer seus empreendimentos gerando emprego e renda.

PORECATU — Ainda na mesma viagem pela região do Médio Paranapanema, o diretor-presidente da Fomento Paraná participou de uma reunião com a comunidade, organizada pelo prefeito de Porecatu, Fábio Luiz Andrade, acompanhado de secretários municipais e da agente de crédito Elaine Alcântara Dias Silva, para a realização de uma rodada de negócios com empresários locais. Heraldo Neves apresentou as linhas de crédito da Fomento Paraná e o Sistema Paranaense de Fomento, do qual fazem parte também o BRDE e a Agência Paraná de Desenvolvimento.

BELA VISTA DO PARAÍSO — O roteiro da semana foi encerrado em uma reunião com o prefeito Edson Vieira Brene, da cidade de Bela Vista do Paraíso. Acompanhado do prefeito Nicácio, de Centenário do Sul, presidente da Amepar, o diretor-presidente apresentou ao prefeito Brene as novas possibilidades de apoio à prefeitura, por meio do Sistema Paranaense de Fomento, em conjunto com o BRDE e a Agência Paranaense de Desenvolvimento (APD), que além de financiamentos oferecem suporte técnico para atração de investimentos para os municípios.