ABDE comemora 50 anos em sessão especial no Senado 05/12/2019 - 16:55

Diretores da Fomento Paraná e do BRDE participaram da Sessão Especial em comemoração aos 50 anos da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), realizada no Senado Federal, em Brasília, nesta segunda, 9/12, proposta pelo senador Antônio Anastasia. Na cerimônia, a Fomento Paraná foi representada pelo diretor-presidente, Heraldo Alves das Neves, que é também diretor da ABDE, pelo diretor de Operações do Setor Público, Wellington Dalmaz, e pela assessora de Relações Institucionais, Emilia Belinati. Pelo BRDE compareceu o diretor Administrativo da Agência Parará, Wilson Bley Lipski.

Durante a solenidade foi feita a entrega do Prêmio ABDE-BID 2019 de artigos. Na 6º edição, a premiação contemplou as categorias Desenvolvimento em Debate, Inovação Financeira: Finanças verdes, Fintechs e PPPs, e Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito. Os ganhadores de cada uma das três categorias receberão prêmios de R$ 8 mil e os segundos colocados, de R$ 4 mil, além da publicação dos trabalhos na revista Rumos, produzida pela ABDE.

Um dos vencedores desta edição do Prêmio ABDE é o analista de desenvolvimento da Fomento Paraná Gustavo Mattana, que apresentou o artigo “O fenômeno fintech e as agências de fomento”. 

ABDE 

“A ABDE tem uma representatividade muito significativa. Conhecemos a fundo as realidades presentes em todas as regiões, desde capitais até os rincões mais distantes do Brasil. Esta expertise é extremamente importante para auxiliar na elaboração e execução de políticas de desenvolvimento por meio do fomento em locais onde certas ações não chegam”, afirma o presidente da ABDE, Perpétuo Cajazeiras.

A Fomento Paraná havia estendido o convite da ABDE a todos os senadores e deputados federais eleitos pelo Paraná, visando prestigiar neste evento a atuação das instituições que compõem o Sistema Nacional de Fomento em um momento importante no qual o Congresso Nacional discute Propostas de Emendas Constitucionais enviadas pela União para tratar do pacto federativo e da destinação de recursos de diversos fundos, inclusive os de desenvolvimento, mantidos por bancos e agências de fomento.

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) reúne as Instituições Financeiras de Desenvolvimento presentes em todo o país – bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da Federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento –, além da Finep e do Sebrae. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A ABDE define estratégias e executa ações promotoras do SNF, tendo como meta constante o aprimoramento da atuação de seus associados, para que essas instituições financiem com eficiência o desenvolvimento brasileiro.

HOMENAGEM

O fundador e ex-presidente da Associação, o advogado e consultor Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz, foi homenageado durante a sessão especial. Formado em Direito pela Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1954, o paraibano foi assistente no Ministério da Viação e Obras Públicas entre 1953 e 1956, nos governos dos presidentes da República Getúlio Vargas e Café Filho. Na década de 1960, foi diretor-secretário do jornal Correio Braziliense, publicação do grupo Diários dos Associados, empresa de Assis Chateaubriand, parente de Hindemburgo.
 

Últimas Notícias